plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA REFORÇADA

MPPA determina fiscalização contínua de embarcações no Marajó

Após incidente com ferry lotado no Marajó na última quinta-feira (16), Ministério Público inicia ação contínua para garantir segurança no transporte fluvial

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia MPPA determina fiscalização contínua de embarcações no Marajó camera Ferry boat que quase naufragou na rota Belém-Curralinho estava com excesso de carga e teve a proa parcialmente submersa. | Reprodução/Redes Sociais

Após um episódio que quase terminou em tragédia no arquipélago do Marajó, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) instaurou um procedimento administrativo para fiscalizar de forma permanente as embarcações registradas no porto de matrícula de Curralinho, município localizado na região.

A medida foi adotada após um ferry boat que realizava a rota Belém–Curralinho enfrentar uma situação de emergência na última semana, durante a aproximação da cidade de Abaetetuba, no nordeste paraense. O caso, que envolveu riscos de naufrágio, levou o MPPA a intensificar o monitoramento das condições de segurança na navegação fluvial da região.

De acordo com o Ministério Público, além das embarcações cadastradas em Curralinho, também serão alvo da fiscalização aquelas que realizem ancoragens, embarques ou desembarques de passageiros e cargas no município. Segundo a Promotoria, o objetivo é garantir a segurança da navegação e o cumprimento das normas estabelecidas pela Autoridade Marítima.

Conteúdos relacionados:

O MP informou ainda que o procedimento permitirá um acompanhamento sistemático da situação, com inspeções regulares e a criação de um fluxo constante de informações entre os órgãos envolvidos, como a Capitania dos Portos, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o Corpo de Bombeiros Militar, além de entidades municipais e estaduais ligadas ao transporte e à defesa civil.

A Promotoria de Justiça reforçou o compromisso com a proteção dos direitos fundamentais, a segurança coletiva e a prevenção de novos incidentes, especialmente em áreas ribeirinhas e que dependem do transporte fluvial como principal meio de locomoção.

Relembre o caso

Na noite da última quinta-feira (16), uma balsa da empresa Marajó Norte enfrentou fortes maresias nas proximidades da Vila do Conde, em Barcarena. A proa da embarcação chegou a afundar parcialmente, gerando pânico entre os ocupantes.

Vídeos gravados por passageiros mostram o momento em que a água invade o ferry boat e pessoas usam baldes para tentar conter o alagamento. A tripulação e os próprios ocupantes tentaram esvaziar parte da carga lançando sacas de cimento ao mar.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

De acordo com informações preliminares, a embarcação estaria com excesso de carga, transportando veículos, sacas de cimento e passageiros. A sobrecarga teria comprometido a estabilidade da balsa diante das condições adversas de navegação.

Outras embarcações que passavam pela área prestaram auxílio e ajudaram no resgate dos ocupantes, incluindo crianças que usavam coletes salva-vidas. Apesar do susto, a situação foi controlada e o ferry conseguiu ser estabilizado, evitando o naufrágio.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias