plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CIDADANIA

Décima oitava Usina da Paz é entregue em São Miguel do Guamá

Desde 2021, quando a primeira Usina da Paz foi inaugurada, o programa já ultrapassou 10,5 milhões de atendimentos.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Décima oitava Usina da Paz é entregue em São Miguel do Guamá camera A nova Usina da Paz em São Miguel do Guamá oferece mais de 70 serviços gratuitos para a população, promovendo cidadania e inclusão social. | Vinicius Pinto/Ag. Pará

Em um momento de expansão das políticas públicas voltadas à cidadania e à inclusão social no Pará, o Governo do Estado entrega, nesta sexta-feira (24), a partir das 10h, a nova Usina da Paz de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense. O equipamento marca a 18ª unidade do maior projeto de cidadania da América Latina e a segunda da Região de Integração Guamá, que já conta com a UsiPaz Castanhal. A cerimônia contará com as presenças do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan.

Com estrutura moderna e acessível, o novo complexo chega para integrar o programa Territórios pela Paz (TerPaz), política estadual que busca fortalecer comunidades vulneráveis por meio de oportunidades, serviços públicos e ações de inclusão social. Localizada na Rua Sapucaia, no bairro Jardim América, a Usina da Paz São Miguel do Guamá vai atender cerca de 55 mil moradores, oferecendo um amplo leque de atividades gratuitas.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

No espaço, a população terá acesso a mais de 70 serviços nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, lazer e qualificação profissional, além de iniciativas voltadas à sustentabilidade e ao empreendedorismo. O complexo conta com dois prédios principais, denominados Assistência e Usina, que abrigam salas equipadas para atendimentos médicos e odontológicos, emissão de documentos, cursos profissionalizantes e assistência social.

A estrutura também inclui ginásio poliesportivo, piscina, quadra aberta, salas de dança, música, estudos e gastronomia, além de biblioteca, praça multicultural e até uma estação de tratamento de esgoto, reforçando o caráter sustentável do projeto.

As obras começaram em agosto de 2023 e foram realizadas por meio de parceria entre o Governo do Pará e a empresa Vale, que também tem apoiado a implantação de outras unidades pelo estado.

Desde 2021, quando a primeira Usina da Paz foi inaugurada, o programa já ultrapassou 10,5 milhões de atendimentos, tornando-se referência nacional em políticas públicas integradas.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Com a inauguração de São Miguel do Guamá, o Pará passa a contar com 18 Usinas da Paz em funcionamento, sendo cinco na capital (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e 12 em municípios da Região Metropolitana e do interior — entre eles Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Capanema, Moju, Bragança, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Novas unidades estão em construção em diversas cidades, incluindo Belém (Icoaraci), Altamira, Cametá, Paragominas, Santa Izabel do Pará, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, Portel, Parauapebas (segunda unidade), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu e São Félix do Xingu — reforçando o compromisso do governo em levar cidadania e oportunidades a todas as regiões do estado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias