plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NESTE DOMINGO

Evento debate impactos das mudanças climáticas e trabalho

Programação começa neste domingo na Praça da República com atração do Arraial do Pavulagem

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Evento debate impactos das mudanças climáticas e trabalho camera A abertura das atividades será às 9h na Praça da República, no centro de Belém, com o "Encontro na Praça em Defesa do Trabalhador". | Divulgação

Com objetivo de promover um amplo debate que envolva os principais atores responsáveis pela fiscalização da atividade trabalhista, um evento especial abre a programação do 41º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (ENAFIT) neste domingo (26).

O encontro se estenderá até 31 de outubro e é realizado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT) e a Delegacia Sindical do Pará (DS/PA), terá como tema central "Os desafios da auditoria fiscal do trabalho no combate à exploração do trabalhador e por um meio ambiente de trabalho seguro e saudável".

Leia também

A abertura das atividades será às 9h na Praça da República, no centro de Belém, com o "Encontro na Praça em Defesa do Trabalhador".

Quer receber mais notícias do Pará e do Brasil? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

O evento contará com a presença do presidente e diretores do SINAIT, além de autoridades trabalhistas que atuam na defesa dos direitos dos trabalhadores e no combate ao trabalho escravo.

A atração musical ficará por conta do Arraial do Pavulagem, grupo cultural paraense que levará a cultura regional para o evento. A abertura oficial do encontro nacional ocorrerá no período da noite.

Comissões e instituições estarão representadas

Entre os convidados para o encontro na Praça da República constam as Comissões de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado (ALEPA) e da Câmara Municipal de Belém (CMB), o Delegado Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo da OAB-PA.

Debate abordará temas atuais e relevantes

A programação do histórico encontro será composta por palestras, painéis, sessões plenárias e conferências, que abordarão temas de grande relevância para a sociedade, classe trabalhadora e empresariado.

Entre os assuntos em pauta estão a jornada de trabalho, a relação do meio ambiente com a exploração do trabalho escravo, as vozes da floresta amazônica e os impactos das mudanças climáticas na esfera trabalhista.

Também será fomentada a troca de proposições e experiências para consolidar o intercâmbio técnico e cultural entre os auditores fiscais do trabalho.

Evento terá dimensão internacional

Paralelamente ao ENAFIT, será realizada a 15ª Jornada Iberoamericana de Inspeção do Trabalho, conferindo notoriedade internacional ao evento e ampliando o diálogo sobre as práticas de fiscalização trabalhista entre países ibero-americanos.

"Carta de Belém" será documento oficial do encontro

Todas as deliberações do encontro constarão na "Carta de Belém", documento oficial que será apresentado, debatido, votado e aprovado durante a sessão plenária de encerramento.

A carta consolidará as propostas e diretrizes discutidas ao longo dos dias de evento.

A escolha de Belém como sede do 41º ENAFIT ganha relevância especial com a proximidade da COP30, conferência climática da ONU que será realizada na capital paraense em novembro.

A conexão entre mudanças climáticas e relações trabalhistas será um dos eixos centrais das discussões, considerando os impactos do aquecimento global nas condições de trabalho, especialmente na Amazônia.

Segundo Raimundo Barbosa da Silva, presidente da DS/PA e do 41° ENAFIT, o evento representa uma oportunidade única de discutir os desafios contemporâneos da fiscalização do trabalho em um momento crucial para as questões ambientais e trabalhistas.

Bob Everson Carvalho Machado, presidente do SINAIT, destaca a importância de reunir auditores fiscais de todo o país para compartilhar experiências e fortalecer as ações de combate à exploração do trabalhador e de promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias