Cumpridas as 12 primeiras romarias que integram a programação oficial do Círio de Nazaré 2025, os devotos da Rainha da Amazônia se preparam para prestar homenagens nas últimas procissões neste final de semana. Encaminhando-se para o encerramento, a Quadra Nazarena já deixa saudades em quem teve a oportunidade de vivenciar a emoção e a fé dos paraenses em Nossa Senhora de Nazaré.
O Círio 2025 deixará uma lembrança especial na memória da devota Maria de Nazaré Siqueira, de 66 anos. A cinco dias do encerramento da festividade, Maria precisou recorrer à Santa de quem herdou o próprio nome. E a resposta ao pedido veio mais rápido do que a fiel imaginava. “Agradeço muito a Nossa Senhora pelas graças que eu já alcancei. Graças a Deus, eu consegui o que eu pedi pra ela no Círio 2025”, comemorava, emocionada. “Eu vou lembrar pra sempre desse momento, eu estou muito feliz porque alcancei a graça que eu estava precisando. Eu pedi pra ela que me ajudasse a resolver duas coisas muito importantes e eu consegui resolver”.
Para agradecer à bênção recebida, Maria de Nazaré prometeu levar um objeto de cera até uma das barcas que recolhem os ex-votos deixados pelos promesseiros. E a graça foi tão grande que ela conseguiu fazer isso ainda neste ano, na barca estacionada na Praça Santuário de Nazaré. “Foi tão rápido que a bênção veio que eu já consegui vir deixar a minha promessa esse ano mesmo. Já deixei aqui na barca pra agradecer”.
A universitária Ana Paula Xerfan, de 27 anos, também aproveitou a movimentação do Círio na Basílica Santuário de Nazaré para reforçar os seus pedidos à Nossa Senhora. E a expectativa é que, no próximo ano, ela possa retornar ao Círio para agradecer pela graça pedida. Depois de ter acompanhado a grande romaria do segundo domingo de outubro deste ano, ela se despede da festividade com o coração impactado pela força da fé vista nas ruas de Belém.
“A maior memória que a gente pode guardar do Círio é que a gente consegue se unir muito pela fé. Eu acho muito bonito ver as pessoas que acreditam, que conseguem ir juntas e têm todo aquele sentimento de coletividade, um pelo outro”, recorda. Acho que isso é o mais bonito de tudo, fora a fé enorme que a gente consegue ver em cada um. Eu estou me informando em medicina e, inclusive, um dos meus pedidos aqui foi para que dê tudo certo com a minha formatura ano que vem”.
Neste ano, a devota Adélia Santos, 38 anos, vivenciou uma experiência diferente com o Círio, memória que certamente será levada com ela no retorno para o município de Baião, onde mora. “Ano passado eu vim e fiquei só na Trasladação. Esse ano eu vim de novo, mas participei só do Círio Fluvial porque eu faço tratamento oncológico e o fluvial é mais tranquilo”, conta. “Esse ano foi lindo porque eu nunca tinha visto ela chegando no rio, tinha muita gente agradecendo, chorando. Não tem quem não chore vendo ela”.
Para marcar o momento especial, Adélia fez questão de passar na Basílica Santuário antes de pegar a estrada. “Eu vim comprar um manto para ela (a imagem que trouxe consigo de casa)”.
Programação das Últimas Procissões do Círio 2025
Ainda que alguns fiéis já tenham que retornar para seus municípios e estados de origem, as homenagens à Virgem de Nazaré seguem neste final de semana. Quem abriu a programação deste sábado foi a Romaria dos Corredores, que reuniu cerca de 4 mil devotos. A Romaria dos Corredores já é realizada desde 2014, por solicitação de uma comitiva de corredores de rua à Arquidiocese de Belém e à Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).
Mais recente romaria a ser integrada à Programação Oficial do Círio de Nazaré, realizada desde 2023, a Romaria da Acessibilidade também prestou homenagem à padroeira dos paraenses no sábado. A procissão foi idealizada para proporcionar que pessoas com deficiência (PCDs) ou mobilidade reduzida possam prestar suas homenagens à Nossa Senhora de Nazaré com maior tranquilidade e inclusão.
Neste ano, a romaria teve como lema ‘Nada sobre nós sem nós’ e contará com cerca de 250 voluntários e 10 entidades representativas do público PCDs, com profissionais das áreas de saúde, intérpretes de Libras, audiodescritores, apoio da Cruz Vermelha e da Guarda de Nazaré. Ao todo, eram esperadas cerca de 3 mil pessoas, que percorrerão um percurso de 1,45 km de caminhada, com duração prevista de aproximadamente uma hora.
No domingo (26), a Procissão da Festa, terceira mais antiga da Programação Oficial, também toma as ruas acompanhada pela Diretoria da Festa de Nazaré e as comunidades que integram a Basílica Santuário. A cada ano, o trajeto da procissão é modificado e, em 2025, a romaria parte da Capela São Brás, rumo à Praça Santuário, em 1,6 km de caminhada e 1h30 de duração.
E na segunda-feira (27) os fiéis de despedem das romarias do Círio 2025 com o Recírio, que conduz a imagem da Santa por 250 metros, partindo da Praça Santuário e seguindo até a capela do Colégio Gentil Bittencourt.
Confira a matéria completa no jornal Diário do Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar