O Estádio Olímpico do Pará - Jornalista Edgar Proença, mais conhecido como Mangueirão, passou a integrar oficialmente a Rota Turística do Futebol do Mercosul, iniciativa que conecta os principais estádios e museus esportivos da América do Sul. O anúncio foi feito na última quarta-feira (22) pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Esporte, e reforça o Pará como um polo cultural e esportivo no continente.
A Rota Turística do Futebol do Mercosul reúne estádios e museus do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia, promovendo o futebol como patrimônio cultural e instrumento de integração turística e econômica. Entre os estádios brasileiros presentes no circuito estão o Maracanã (RJ), Allianz Parque (SP), Arena BRB Mané Garrincha (DF), Beira-Rio (RS), Arena do Grêmio (RS), Neo Química Arena (SP), Arena Castelão (CE) e Vila Belmiro (SP). Museus icônicos, como o Museu Pelé e o Museu do Futebol, também fazem parte do roteiro. Com a nova itregação, o Mangueirão passa a ser o único estádio da região Norte incluído no circuito.
Conteúdos relacionados:
- Cerveja paraense é eleita a melhor artesanal do Brasil
- Mangueirão quase pronto para receber Festival Global Citizen
- Transatlântico zarpa da Itália para ser hotel de luxo na COP30
Símbolo de cultura e esporte no Pará
Totalmente reconstruído e reinaugurado em abril de 2023 pelo Governo do Pará, o Mangueirão se consolidou como símbolo de modernidade, hospitalidade e multifuncionalidade. Além de receber grandes eventos esportivos, o estádio abriga manifestações culturais e sociais que refletem a diversidade do povo paraense.
Desde a reestruturação, já foram realizados mais de 100 eventos esportivos, culturais e religiosos. Entre eles, partidas históricas como a abertura das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, quando o Brasil venceu a Bolívia por 5 a 1, e a Supercopa do Brasil de 2025, entre Flamengo e Botafogo.
O espaço também sediou o movimento "O Amazônia Live - Hoje e Sempre", iniciativa dos criadores do Rock in Rio e do The Town, voltada às urgências socioambientais da Amazônia e que antecipou debates da COP30, marcada para novembro deste ano em Belém. No dia 1° de novembro, o Mangueirão receberá ainda "Global Citizen Festival: Amazônia", outro grande evento que consolida a capital paraense como palco de acontecimentos globais.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, o reconhecimento do Mangueirão representa uma nova fase do esporte e da cultura paraense. "O Mangueirão é muito mais do que um estádio. Ele é um símbolo do orgulho e da identidade do povo paraense. Fazer parte da Rota Turística do Futebol do Mercosul é o reconhecimento de um trabalho que transforma o esporte em instrumento de cultura, desenvolvimento e integração. O Pará vive um novo momento, e o Mangueirão é o coração pulsante dessa transformação", afirmou.
A iniciativa da Rota do Futebol do Mercosul também visa valorizar estádios com forte simbolismo, atratividade turística e estrutura receptiva, incluindo museus, centros de memória e visitas guiadas. O governo do Pará pretende ampliar o Mangueirão como patrimônio cultural e esportivo, com exposições históricas e experiências interativas sobre o futebol amazônico e nacional.
Com a inclusão no circuito, o Pará passa a representar a região Norte do Brasil ao lado de grandes ícones sul-americanos, como La Bombonera e Monumental de Núñez (Argentina), Estádio Centenário (Uruguai) e Museu da Conmebol (Paraguai), fortalecendo a presença no turismo esportivo, cultural e sustentável do continente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar