Belém é mais uma vez a sede do XV Encontro Nacional e XV Colóquio Internacional Corpo Freudiano. Nos dias 5, 6 e 7 de março de 2026, a Seção Belém do Corpo Freudiano organiza o evento inovando com formato híbrido. A abertura será presencial no Theatro da Paz e contará com conferências nacionais e internacionais, além de mesas-redondas para apresentação de trabalhos científicos, sendo transmitidos online, possibilitando a participação de interessados do Brasil e do exterior. As inscrições para participar do evento e para a submissão de trabalhos já estão abertas.
O evento traz como tema central "A Psicanálise e o Ancestral em Nós", propondo um diálogo profundo entre a teoria psicanalítica e as questões da ancestralidade, memória coletiva e inconsciente. A escolha de Belém como cidade-sede não é casual: a capital paraense representa uma encruzilhada simbólica e geográfica entre saberes originários e culturas de resistência, um território vivo de ancestralidade amazônica.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Peça teatral convida à reflexão sobre lixo e impacto social
- “Desterro – Uma Ópera Rock Amazônica” retorna aos palcos
A temática convida profissionais e pesquisadores a refletirem sobre como a ancestralidade - indígena, africana e das múltiplas matrizes culturais brasileiras - se inscreve no inconsciente e atravessa a clínica psicanalítica contemporânea, oferecendo aos participantes a oportunidade de vivenciar a rica cultura amazônica enquanto debatem questões urgentes da teoria e prática psicanalíticas.
“O XV Encontro Nacional representa um marco significativo para a comunidade psicanalítica brasileira, reunindo profissionais, pesquisadores, estudantes e interessados na obra freudiana e seus desdobramentos contemporâneos. O formato híbrido do evento – presencial e online – amplia o acesso e democratiza a participação, permitindo que pessoas de diferentes regiões possam acompanhar as discussões e conferências”, afirma Silvia Levy, diretora da instituição em Belém.
Colóquio - O XV Colóquio Internacional, que acontece simultaneamente, promove o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, fortalecendo as redes de cooperação acadêmica e clínica no campo da psicanálise, além de oferecer a pesquisadores e profissionais da psicanálise a oportunidade de compartilhar suas pesquisas e reflexões. As inscrições para trabalhos na área já estão abertas e vão até o dia 30 de novembro. Todas as orientações para o envio de resumos podem ser acessadas através do endereço eletrônico. É necessário realizar a inscrição e o pagamento no evento para submeter trabalhos.
Conferencistas - O XV Encontro reunirá importantes nomes da psicanálise nacional e internacional, além de pensadores de outras áreas que dialogam com o tema da ancestralidade. Entre os conferencistas brasileiros confirmados estão Mauro Mendes Dias (SP), membro fundador do Instituto Vox e autor de "As fronteiras da psicose"; Denise Maurano Mello (RJ), doutora em Filosofia pela Universidade de Paris XII e editora da revista Psicanálise e Barroco em Revista; Marco Antônio Coutinho Jorge (RJ), fundador do Corpo Freudiano e professor titular da UERJ; Sonia da Costa Leite (RJ), editora da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental; Betty Bernardo Fuks (RJ), especialista na obra freudiana e no judaísmo; Malvine Zalcberg (RJ), autora de obras sobre feminino publicadas no Brasil, França e Itália; Elizabeth Milan Mangin (Betty Milan) (SP), escritora e acadêmica da Academia Paulista de Letras que foi assistente de Jacques Lacan na Universidade de Paris VIII; Márcia Smolka (MT), diretora da seção Cuiabá do Corpo Freudiano; e Felipe Castelo Branco (RJ), professor dos programas de pós-graduação em Filosofia da UFF e Psicanálise da UERJ.
A dimensão internacional do encontro conta com Hilda Fernandez-Alvarez, presidente da Corpo Freudiano Vancouver e associada do Institute for the Humanities da Simon Fraser University no Canadá; além de Ona Nierenberg, Paola Mieli e Salvatore F. Guido, psicanalistas de Nova Iorque. A programação também integra vozes fundamentais para o diálogo com a ancestralidade: Kaká Werá Jecupé, escritor e ambientalista indígena referência nos saberes originários; Jesus Paes Loureiro, sociólogo e escritor paraense que pensa a Amazônia; e Ana Maria Medeiros da Costa, do Rio Grande do Sul, ampliando a representatividade regional do encontro.
Quer mais notícias? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Cultural - A abertura do XV Encontro Nacional e XV Colóquio Internacional do Corpo Freudiano será marcada pelo espetáculo "A Psicanálise e o Ancestral em Nós", uma produção multidisciplinar que integra música, dança, canto e projeção visual em uma jornada artística pela ancestralidade amazônica. Com duração de uma hora e participação de cerca de 30 profissionais, a apresentação propõe uma travessia estética que dialoga diretamente com a temática do Colóquio. O espetáculo reunirá artistas indígenas, quilombolas, músicos de carimbó e da música clássica. “Psicanálise e arte habitam o mesmo território simbólico: o inconsciente. Este espetáculo qualifica a experiência do público, amplia o alcance cultural do evento e reafirma o papel da Amazônia como centro de saberes e memórias”, indica Levy.
Sobre o Corpo Freudiano
O Corpo Freudiano é uma instituição dedicada ao estudo, pesquisa e transmissão da psicanálise, com seções em diversas cidades brasileiras. A Seção Belém tem se destacado pela promoção de eventos científicos e pela formação de profissionais comprometidos com a ética e o rigor da prática psicanalítica.
SERVIÇO
- Evento: XV Encontro Nacional e XV Colóquio Internacional Corpo Freudiano
- Realização: Corpo Freudiano - Organização Seção Belém
- Data: 5, 6 e 7 de março de 2026
- Abertura: 5 de março de 2026
- Local da abertura: Theatro da Paz - Avenida da Paz, Praça da República,
- Belém/PA
- Formato: Presencial e online
- Mais informações: www.xvencontro.com.br
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar