 
 Nesta sexta-feira (31), às 10h, um novo capítulo da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém começa a ser escrito. O Governo do Pará entrega oficialmente o BRT Metropolitano, um dos maiores investimentos em transporte público da história do estado — uma obra que promete transformar o deslocamento diário de milhares de paraenses, oferecendo mais rapidez, conforto, acessibilidade e sustentabilidade.
Mais do que um projeto de engenharia, o BRT simboliza uma aposta no futuro. Com tecnologia moderna, ônibus sustentáveis e integração tarifária, o sistema é parte do legado que Belém deixará como sede da COP30, em 2025 — um marco rumo a uma cidade mais conectada, inclusiva e ambientalmente responsável.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Pará lança bilhetagem digital “Pra Já” para o BRT Metropolitano
- COP 30: saiba onde será proibido estacionar e circular em Belém
- Belém e Ananindeua: novo viaduto marca avanço na mobilidade
Integração regional
O BRT Metropolitano inicia com operação assistida, implantada de forma gradual, e vai interligar Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel e Castanhal ao centro de Belém por meio de linhas troncais que circulam em canaletas exclusivas ao longo da BR-316.
Os ônibus são climatizados, contam com Wi-Fi gratuito, acessibilidade e sistema de bilhetagem digital, que permite o uso do cartão Pra Já ou do bilhete eletrônico via aplicativo, com pagamento por Pix.
A operação começa ligando os terminais de Marituba e São Brás, com tarifa única de R$ 4,60 (ou R$ 2,30 para estudantes). Aos domingos e feriados, o transporte será gratuito, incentivando o lazer e o uso do transporte coletivo pela população.
Frota sustentável e ampliação da rede
O sistema contará com 265 ônibus modernos, sendo 40 elétricos e 225 modelos Euro 6, que emitem até 15 vezes menos gases de efeito estufa do que os veículos convencionais. As linhas serão divididas entre 26 alimentadoras (que ligam os bairros aos terminais) e 10 troncais, responsáveis pelos trajetos principais.
Essa estrutura garante regularidade nos horários e cobertura ampliada da rede, atendendo, segundo estimativas do governo, até 3,5 milhões de passageiros por mês.
Os terminais de integração de Ananindeua e Marituba foram projetados com foco no bem-estar e segurança dos usuários. Ambos contam com estações cidadania, ambulatório médico, banheiros, lanchonetes e áreas de atendimento ao passageiro.
Além disso, a infraestrutura foi planejada para garantir acessibilidade universal, com rampas, sinalização tátil, iluminação moderna e sistemas de monitoramento por câmeras.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Bilhete digital e monitoramento em tempo real
Com o sistema de bilhetagem “Pra Já”, desenvolvido pela Autopass, o passageiro poderá utilizar o transporte sem dinheiro em espécie. O acesso será feito via QR Code digital, bilhete físico ou cartão recarregável Pra Já, disponível nas estações e terminais.
Toda a operação será acompanhada em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que integra equipes da Arcon-PA, Detran-PA, Polícia Militar e das empresas concessionárias, garantindo segurança, pontualidade e eficiência em todo o trajeto.
Legado para o futuro
O BRT Metropolitano é mais do que um novo sistema de transporte: é um símbolo da transformação urbana da Grande Belém. Ao investir em mobilidade inteligente, o Pará dá um passo decisivo rumo a um modelo de cidade sustentável, acessível e integrada.
Com ônibus menos poluentes, tecnologia digital e serviço gratuito aos domingos, o novo sistema não apenas encurta distâncias — ele aproxima pessoas, reduz desigualdades e projeta um novo futuro sobre rodas para toda a região metropolitana.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
 
  
  
 
Comentar