 
 Belém vai receber, neste sábado (1º), a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma agenda voltada ao desenvolvimento da infraestrutura e à preparação da capital paraense para a COP30, que será sediada na cidade em 2025. A programação inclui duas inaugurações estratégicas: as obras de requalificação do Porto de Outeiro e a modernização do Aeroporto Internacional de Belém — dois marcos na logística, mobilidade e economia da Região Norte.
Os empreendimentos fazem parte de um conjunto de investimentos voltados à modernização da infraestrutura da Amazônia, com foco em sustentabilidade e integração regional. A visita do presidente reforça o compromisso do governo federal com o legado da COP30, ampliando a capacidade logística e de transporte de Belém para o evento internacional.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Em Belém, Mel Fronckowiak prova tacacá e açaí antes do Global Citizen
- Governo do Pará entrega o BRT Metropolitano nesta sexta-feira (31)
- Belém ganha 'Rota Gastronômica' para turistas da COP 30
A primeira parada de Lula será às 10h, no Aeroporto Internacional de Belém, onde ele acompanha a entrega das obras de ampliação e modernização do terminal. O projeto, executado pela concessionária Norte da Amazônia Airports, recebeu investimentos de R$ 450 milhões e inclui novas áreas de embarque e desembarque, melhorias em segurança operacional e conforto para os passageiros. Essa parte da agenda não será aberta à imprensa.
Em seguida, às 11h30, o presidente participa da cerimônia de entrega da requalificação do Porto de Outeiro, em evento aberto à imprensa. Localizado na Ilha de Caratateua, o novo terminal é considerado estratégico para a logística e exportação do Pará, funcionando como elo entre a produção do estado e os mercados nacionais e internacionais.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Importância do Porto de Outeiro
A requalificação do porto representa um passo importante para fortalecer a matriz logística da Região Norte, ampliando a capacidade de escoamento da produção local e reduzindo custos de transporte. Além disso, o empreendimento faz parte do conjunto de obras de infraestrutura planejadas para deixar um legado duradouro da COP30, melhorando o fluxo de cargas e passageiros na Grande Belém.
O novo porto foi concebido dentro de padrões sustentáveis, com foco na eficiência energética, redução de impactos ambientais e valorização das comunidades locais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
 
  
  
 
Comentar