plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
OPERAÇÃO MAIS LETAL DA HISTÓRIA

13 paraenses estão entre os mortos em megaoperação no RJ

Polícia confirma que pelo menos 13 suspeitos do Pará, ligados ao Comando Vermelho, foram mortos em ação nos complexos da Penha e do Alemão

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia 13 paraenses estão entre os mortos em megaoperação no RJ camera Agentes do Instituto Médico-Legal (IML) do Centro do Rio realizaram uma força-tarefa para identificar todos os corpos. | Tomaz Silva/Agência Brasil

Uma megaoperação policial deflagrada nesta terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, terminou com mais de 100 mortos e dezenas de prisões. Entre as vítimas, 13 eram naturais do Pará, conforme dados divulgados pela Cúpula da Segurança Pública do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (31).

Entre os detidos estão Rodrigo de Jesus Coelho, conhecido como “RD”, e Joelison de Jesus Barbosa, o “Fuzue” apontados como lideranças do Comando Vermelho em Tucuruí, no sudeste do Pará. A região é considerada estratégica para o crime organizado por causa da densa área de floresta, que facilita o transporte e o armazenamento de drogas e armas. De acordo com o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, as forças estaduais monitoravam os suspeitos há meses.

Conteúdos relacionados:

Um estudo conjunto da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e da Direção Nacional de Inteligência da Colômbia revela que rios da Amazônia têm sido usados como rotas do tráfico internacional. O documento também cita o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, como um dos principais pontos de escoamento dessas operações ilegais.

O relatório destaca ainda o fortalecimento de conexões com fornecedores da Colômbia e do Peru, o que tem ampliado a presença de facções brasileiras na Tríplice Fronteira. Na região Norte, o Comando Vermelho domina as ações, mantendo operações transnacionais complexas e contribuindo para os altos índices de violência.

Operação revela QG nacional do Comando Vermelho

Segundo o secretário de Polícia Civil do Rio, Felipe Curi, os complexos da Penha e do Alemão se tornaram centros de decisão do Comando Vermelho em nível nacional. “A investigação e as informações de inteligência mostram que lá nos complexos da Penha e do Alemão são onde são feitos treinamentos de tiros, para os marginais serem formados aqui e voltarem aos seus estados de origem para disseminar a cultura da facção”, afirmou Curi.

Do total de 117 suspeitos mortos na operação, 78 tinham histórico criminal, incluindo homicídios e tráfico de drogas, e 42 estavam foragidos da Justiça. Entre eles, 39 eram de outros estados: 13 do Pará, 7 do Amazonas, 6 da Bahia, 4 do Ceará, 4 de Goiás, 3 do Espírito Santo, 1 do Mato Grosso e 1 da Paraíba.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Além das mortes, a ação resultou em 113 prisões, a apreensão de 10 menores infratores, 91 fuzis, 26 pistolas, 1 revólver e 1 tonelada de drogas. Desde terça-feira (28), agentes do Instituto Médico-Legal (IML) do Centro do Rio realizam força-tarefa para identificar os corpos.

"Nosso trabalho é livrar a sociedade do tráfico, da milícia, de todo aquele que prejudica o nosso direito de ir e vir. Nós continuaremos trabalhando com técnica e respeito à lei, para que a gente possa estar devolvendo o direito de ir e vir", comentou o governador do Rio de Janeiro sobre a megaoperação.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias