Belém ganha um novo cartão-postal às vésperas da COP30. Em uma cidade que se prepara para receber líderes de todo o mundo, o Governo do Pará entrega, nesta terça-feira (4), uma obra que une mobilidade urbana, lazer e sustentabilidade: a Avenida Duque de Caxias modernizada. Mais do que uma via, o espaço se consolida como um novo ambiente de convivência e bem-estar para os moradores da capital.
A iniciativa integra o conjunto de obras que deixarão legado permanente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em Belém. Sob a execução da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), o projeto requalificou toda a extensão da avenida, incluindo áreas verdes, espaços de recreação e infraestrutura inteligente.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Governo do Pará entrega Parque Linear e Terminal Hidroviário da Tamandaré
- Pará entrega Vila COP e avança em hospedagens para a COP30
- Calçadão do Ver-O-Peso foi liberado após modernização inédita
A nova Duque recebeu academia ao ar livre, bancos, lixeiras, mesas de jogos, locais para piqueniques, espaço pet, além de nova pavimentação, iluminação e sinalização moderna com equipamentos de inteligência. As rotatórias foram revitalizadas e os canteiros ganharam floreiras, grama, mudas de árvores e piso tátil, garantindo acessibilidade a todos os públicos.
Outro destaque são as travessias cobertas, que oferecem abrigo contra o sol e a chuva, transformando o trajeto em uma experiência mais confortável para pedestres e ciclistas.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Mobilidade, desenvolvimento e empregos
Com 2,5 quilômetros de extensão e cinco mil metros de pista de rolamento, a Avenida Duque de Caxias é um importante corredor de mobilidade na área central de Belém, ajudando a desafogar o trânsito e servindo como rota alternativa para o Aeroporto Internacional de Belém.
A via também está situada próxima ao Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e ao Parque da Cidade, dois dos principais polos de eventos da COP30.
A execução da obra gerou 200 empregos diretos e foi viabilizada por meio de um convênio entre o Governo do Pará e o Governo Federal, com recursos da Itaipu Binacional.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar