Com o objetivo de garantir a segurança e a logística necessárias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) coordena uma grande operação que envolve mais de quatro mil agentes de segurança pública em 89 municípios do estado. A operação será realizada em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e abrange a escolta das provas e o monitoramento de toda a distribuição.
Neste ano, a operação ocorre em um contexto especial devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em Belém, o que resultou na divisão das provas em dois períodos. Nos dias 09 e 16 de novembro, a primeira fase será aplicada em 86 municípios do interior do Pará. Já nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, as provas acontecerão nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro.
Com 229.181 candidatos inscritos, o Pará ocupa a quinta posição no número de participantes entre os estados do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Conteúdos relacionados:
- Enem 2025: saiba como acessar o seu o local de prova
- Como é calculada a nota das provas objetivas do Enem 2025?
- Enem 2025: conheça as regras para a prova de redação
Mobilização e logística de segurança
A segurança das provas começa cedo, com a Polícia Militar do Pará responsável pela escolta dos malotes com as provas, que serão distribuídos por vias terrestres, aéreas e fluviais. A operação conta com 4.115 agentes de segurança, 430 viaturas e 12 motocicletas. Além disso, a segurança será reforçada por videomonitoramento nos locais de prova, com câmeras e totens de segurança pública, e pelo Centro Integrado de Operações (CIOp-190), que também atenderá a ocorrências de emergência.
“A Operação Enem é uma das maiores operações de segurança do Sistema de Segurança Pública do Pará, reunindo diversos órgãos da esfera estadual, federal e municipal para garantir que o certame ocorra com total segurança e integração”, destacou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado. O secretário também enfatizou o esforço conjunto para garantir a chegada segura das provas a cada local de aplicação e a realização do exame sem imprevistos.
Centros integrados de comando e controle
Como parte das estratégias de segurança, a operação contará com 14 Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), espalhados por municípios-chave como Marabá, Castanhal e Santarém. Esses centros terão a função de coordenar e monitorar as escoltas e a distribuição das provas, reunindo representantes das forças de segurança das esferas estadual, federal e municipal. O Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, localizado na sala de situação da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar, será o ponto de monitoramento central durante os dias de aplicação da prova.
As informações sobre a movimentação dos malotes e o andamento do exame serão repassadas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília, por meio do Sistema Córtex.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Integração de forças de segurança
A operação conta com a participação de diversos órgãos e entidades, incluindo a Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Exército, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o exame. A atuação integrada entre esses órgãos visa não apenas garantir a segurança das provas, mas também a proteção dos candidatos e a tranquilidade de todos os envolvidos no processo.
A operação será finalizada às 23h, após a coleta das provas, que serão encaminhadas para as centrais de correção em São Paulo. A Segup também mobilizará Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança para garantir a cobertura de áreas remotas e de difícil acesso.
Com um planejamento estratégico e a mobilização de recursos humanos e tecnológicos, a Operação Enem 2025 busca garantir que o exame seja realizado com segurança e sem contratempos para os mais de 229 mil candidatos inscritos no estado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar