O Governo do Pará segue com obras e programas voltados ao desenvolvimento da Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, com foco em infraestrutura e formação profissional. As ações incluem mais de 34 quilômetros de vias pavimentadas, por meio dos programas Asfalto Por Todo o Pará e Asfalto COP, além de melhorias em drenagem, calçadas e sinalização.
Segundo o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral, as intervenções integram o compromisso do Estado em ampliar a mobilidade e a urbanização em bairros e distritos da capital. “Desde 2019, Mosqueiro tem recebido obras que fortalecem a infraestrutura e contribuem para a mobilidade urbana”, afirmou.
Educação e qualificação profissional
Além das obras, o Programa Forma Pará amplia o acesso ao ensino técnico e superior na ilha. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e oferece cursos em parceria com universidades públicas do Estado.
De acordo com o titular da Sectet, Victor Dias, o fortalecimento da infraestrutura local cria condições para que os investimentos em educação gerem resultados duradouros. “Com o Forma Pará, abrimos caminhos para que os moradores possam se qualificar e ampliar suas oportunidades de trabalho”, destacou.
Conteúdo relacionado:
- Belém e Paris firmam parceria para desenvolver projetos urbanos e ambientais
- Cidade arrasada por tornado enfrenta desafio da reconstrução
- Endividada, Prefeitura de Ananindeua planeja gastar R$ 30 milhões em festas
O programa oferece os cursos de Licenciatura em História e Bacharelado em Turismo (em parceria com a UFPA), Tecnólogo em Gastronomia (com a Uepa) e Licenciatura em Computação (com a Ufra). Desde 2024, mais de 70 estudantes já se formaram na ilha.
O estudante Ruan Santos, do 8º semestre de Computação, ressaltou a importância do projeto. “Antes, eu passava cerca de quatro horas por dia no transporte para estudar. Agora, posso cursar o ensino superior na minha própria comunidade, o que torna tudo mais acessível”, relatou.
Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp
Turismo e capacitação profissional
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Secretaria Municipal de Cultura de Belém (Semcult), também promove capacitações voltadas à qualificação da mão de obra local.
Entre as formações oferecidas, está o curso de Camareiro, realizado em agosto, voltado à melhoria dos serviços de hospedagem na região. O morador André Matheus Raiol, de 24 anos, participou da capacitação e destacou o impacto da iniciativa. “Aprendi técnicas que melhoram o atendimento e aumentam as chances de inserção no mercado de turismo”, afirmou.
As ações de qualificação integram o plano do governo estadual para fortalecer o turismo em Mosqueiro, estimular o comércio e gerar empregos em setores com
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar