Com o feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20), e o ponto facultativo decretado para sexta-feira (21), o funcionamento dos serviços estaduais de saúde no Pará sofrerá alterações. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou um panorama completo para orientar a população sobre o que abre, fecha ou funciona em regime especial ao longo dos dois dias.
As Unidades de Referência Especializada, como Presidente Vargas, Demétrio Medrado, Marcello Cândia, Uredipe e Uremia, além dos Caps tipos I e II, terão atividades suspensas durante todo o feriado prolongado, retomando o atendimento na segunda-feira (24). Já os Caps tipo III, por lidarem com demandas contínuas, manterão exclusivamente serviços de urgência e emergência nos dias 20 e 21.
Conteúdo Relacionado
- Composteira inaugura primeira Central Pública de Reciclagem de Belém
- Prédio da Bechara Mattar será demolido e dará lugar a centro
Nos hospitais estaduais de gestão direta, como Santa Casa, Ophir Loyola, Hospital de Clínicas e unidades regionais de Cametá, Salinópolis e Conceição do Araguaia, o atendimento será mantido em regime de plantão, garantindo assistência aos pacientes internados e casos emergenciais.
Unidades administradas por organizações sociais também terão mudanças. Policlínicas de Belém, Tucuruí e Marabá, além do CIIR e do Cetea, não abrem nesta quinta-feira, mas retomam as atividades na sexta. Outros hospitais – como o Galileu, HRPC, HRSP, HRBA, HMIB e HRMJ, restringirão suas ações a internações e urgências durante o feriado.
Algumas unidades, porém, manterão o funcionamento regular, como o Hospital Regional Abelardo Santos e setores do Hospital da Mulher, que seguirá com pronto atendimento 24h para urgências ginecológicas e casos de violência sexual.
O cronograma também varia entre os hospitais das regiões do Marajó, Nordeste, Oeste e Transamazônica, com cada unidade mantendo apenas serviços essenciais conforme seu perfil assistencial. Ambulatórios e exames, em geral, retornam na sexta ou somente na segunda-feira.
Hemopa: horários ajustados
A Fundação Hemopa preparou um esquema especial para garantir a continuidade das doações de sangue. Nesta quinta (20), unidades de Castanhal, Abaetetuba e Capanema funcionarão das 7h às 13h.
Na sexta (21), polos de Belém, Castanheira, Metrópole, Santarém, Castanhal, Capanema e Marabá estarão abertos em horários variados. No sábado (22), parte das unidades funcionará até o fim da tarde, e no domingo (23) todas estarão fechadas.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Além disso, a Hemopa fará campanhas externas em Capanema e Medicilândia na sexta-feira, ampliando a coleta para atender à demanda regional.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar