Durante coletiva de imprensa na noite desta quinta-feira (20), o Major Alceu Júnior, integrante da equipe de Segurança da COP30, apresentou novas informações sobre o incêndio registrado na tarde de hoje em um dos pavilhões da Blue Zone, área sob responsabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o Major, o espaço atingido pelo incidente será retomado integralmente pela ONU, que já deslocou suas equipes de segurança para realizar novas avaliações. “Haverá uma reunião ainda esta noite para definir como o Brasil vai transferir novamente a responsabilidade da área para a ONU”, afirmou.
A movimentação de agentes federais também chamou atenção no local. O Major confirmou que há um grande contingente de policiais federais na área, mas não detalhou a razão específica da presença reforçada. Ele destacou que representantes da ONU já iniciaram a inspeção do pavilhão.
As equipes de segurança continuam atuando em conjunto. Bombeiros, policiais federais e técnicos da ONU realizam vistorias para garantir a estabilidade e segurança do espaço antes de qualquer reabertura.
Reabertura do espaço
De acordo com o Major Alceu Júnior, embora exista a intenção de reabrir o pavilhão para retomada das negociações, isso provavelmente não acontecerá ainda hoje. O retorno das mesas de diálogo entre os delegados deve ocorrer apenas amanhã, dependendo do resultado das inspeções.
Apensar de não haver nenhuma ocorrência de urgência médica, pelo menos seis ambulâncias estão de prontidão no local para atender de forma emergencial.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Segundo nota enviada à imprensa, após nova avaliação de segurança, o local foi inspecionado e considerado seguro pelo Corpo de Bombeiros. As autoridades brasileiras restabeleceram as condições de operação no espaço da conferência, obtiveram o alvará de funcionamento e devolveram a área à UNFCCC. Com isso, a Zona Azul foi reaberta e voltou a operar às 20h40 de hoje.
A área diretamente afetada pelo incidente permanecerá isolada até a conclusão da conferência.
As equipes seguem acompanhando atentamente o estado de saúde de todas as pessoas que receberam atendimento médico, em coordenação permanente com os serviços de saúde.
Não estão previstas atividades plenárias nesta noite. As sessões plenárias de amanhã serão abertas às Partes e transmitidas online.
Agradecemos a cooperação, a paciência e a compreensão de todos. Temos um trabalho substancial pela frente e confiamos que os delegados retornarão às negociações com espírito de solidariedade e determinação para assegurar um resultado bem-sucedido para esta COP.
Confira o vídeo completo da coletiva de imprensa com o Major Alceu Júnior:
DOL entra na Blue Zone e mostra como ficou após o princípio do incêndio
A entrada da imprensa foi liberada há pouco na Blue Zone da COP30, porém com limitações. Segundo relatos dos jornalistas presentes, o cenário geral permanece semelhante aos últimos dias. A diferença, conforme destacou Cyntia Magno, repórter do Diário do Pará, é a instalação de novas grades de proteção ao redor dos pavilhões, áreas às quais os profissionais de imprensa ainda não podem acessar.
O jornalista Gustavo Dutra, que conseguiu chegar a uma pequena parte da área atingida pelo princípio de incêndio, relatou que foram montadas barreiras de contenção ao lado de todos os estandes. Apenas o corredor central e uma saída lateral pelo hangar estão liberados. A região onde ocorreu o incêndio segue totalmente isolada por cortinas, com apenas uma abertura mínima que permite ver ventiladores funcionando para dispersar a fumaça. “Não temos acesso direto à área atingida”, afirmou.

De forma informal, um funcionário informou que uma nova atualização sobre o funcionamento dos espaços deve ser divulgada por volta das 23h. Até o momento, não há confirmação de como ficará o acesso da imprensa e das delegações às áreas de negociação nesta sexta-feira.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar