plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
VOLTA ÀS AULAS

Após COP30, mais de 168 mil estudantes retomam aulas 

Retorno às aulas em Belém, Ananindeua e Marituba marca readequação do calendário escolar e reforça a normalidade após ajustes para a COP30.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Após COP30, mais de 168 mil estudantes retomam aulas  camera Estudantes retornam às aulas em Belém, Ananindeua e Marituba após pausa estratégica para a COP30, retomando rotina escolar e preparação para o Enem. | Irene Almeida/Diário do Pará

O retorno às aulas na Grande Belém amanheceu com cheiro de normalidade. Depois de semanas marcadas por mudanças logísticas, ruas cheias de visitantes e uma cidade funcionando em ritmo internacional por causa da COP30, Belém, Ananindeua e Marituba retomam, nesta segunda-feira (24), o compasso habitual: o burburinho das mochilas, o reencontro entre amigos e a retomada da rotina escolar de mais de 168 mil estudantes da rede estadual.

O ajuste no calendário, que dividiu as férias em dois períodos - parte em julho e outra entre 5 e 21 de novembro - foi uma medida planejada pelo Governo do Pará para reduzir impactos durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A intenção foi garantir mobilidade, segurança e um funcionamento mais fluido da cidade, sem comprometer os 200 dias letivos previstos na legislação.

CONTEÚDO RELACIONADO

Além da rede estadual, escolas municipais e particulares das três cidades também retornam neste mesmo dia, alinhadas ao decreto estadual que organizou o calendário escolar excepcional. Nos demais 141 municípios paraenses, as aulas já haviam sido retomadas em 31 de julho, seguindo programação própria, já que não foram diretamente afetados pelo evento.

Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

ENEM EM DATAS DIFERENCIADAS

O período pós-COP30 também traz definições importantes para quem vai enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Belém, Ananindeua e Marituba, as provas ocorrerão em datas diferenciadas: no dia 30 de novembro, os estudantes farão linguagens, códigos e tecnologias, ciências humanas e redação; no dia 7 de dezembro, será a vez das questões de ciências da natureza e matemática.

Segundo o Painel do Enem, são mais de 289 mil inscrições no Pará, incluindo 34 mil autodeclarados pretos, dois mil indígenas e mais de 63 mil concluintes do ensino médio público.

ACOLHIMENTO E ORGANIZAÇÃO

Enquanto o calendário é readequado, as escolas estão prontas para acolher seus estudantes. Na Escola Estadual Aldebaro Klautau, por exemplo, a diretora Rosiana Garcia coordenou reorganização estrutural, pedagógica e de equipe, para garantir que o retorno seja motivador, especialmente para os alunos que farão o Enem.

"Nosso objetivo é receber cada estudante de forma acolhedora e organizada. Reestruturamos salas, ajustamos a equipe pedagógica e planejamos estratégias específicas para apoiar aqueles que vão enfrentar o Enem. Queremos que todos se sintam motivados e seguros, retomando a rotina escolar com confiança e foco nos estudos", afirma.

ANSIEDADE E EXPECTATIVA

Para muitos alunos, a volta às salas de aula mistura ansiedade e expectativa. Depois de uma pausa incomum, o reencontro com professores e colegas funciona como um respiro - um retorno à normalidade que também reorganiza a vida da cidade.

A previsão é que, em 2026, o calendário escolar volte a ser unificado em todo o Pará. Até lá, Belém segue ajustando seus passos depois da conferência que colocou a capital paraense no centro das discussões climáticas do planeta, mas que agora dá lugar à rotina de cadernos, quadros e corredores cheios novamente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias