A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Carlos Marighella, no bairro do Aurá, em Ananindeua, está sendo alvo de graves denúncias de abandono e descaso. Moradores da região relatam a falta de médicos e medicamentos, além da total falta de estrutura para atender a população em momentos de urgência. Vídeos registrados por um morador, que preferiu não se identificar, expõe a situação de negligência encontrada no local.
O homem registrou pessoas que, ao chegarem à UPA, encontraram a unidade sem profissional disponível para o atendimento. "Pessoal indo embora porque não tem médico aqui. Estamos completamente em abandono aqui na UPA de Marighella. Olha, cheio de mato. Não tem médico hoje aqui. Diz que a médica adoeceu ontem e não providenciaram nada. A gente vem aqui e só dá de cara com a parede. Abandonado aqui a UPA", afirmou o morador, visivelmente frustrado. Segundo ele, a única explicação dada pelos funcionários foi que a médica de plantão havia adoecido no dia anterior, mas não havia sido providenciado nenhum substituto.
Conteúdos relacionados:
- Prefeito de Ananindeua vai à final da Libertadores em jato ligado à corrupção
- Flagrantes de superlotação em motos preocupam em estrada no Pará
- VÍDEO: Motociclista morre após colidir com caminhão na BR-316
A imagem de uma UPA sem atendimento e sem qualquer suporte à população foi registrada também fora da unidade, onde o mato alto toma conta do espaço externo, gerando a sensação de abandono completo.
Além da ausência de médicos, a denúncia também aponta a falta de medicamentos, o que agrava ainda mais o cenário de crise. "A gente chega aqui e não tem nada. É um descaso. As pessoas estão indo embora sem nenhum atendimento", relatou o denunciante, enquanto outras pessoas deixavam o local, sem qualquer expectativa de um atendimento emergencial.
"Onde já se viu uma situação dessas? A UPA fechada, sem médico, e a gente aqui esperando, algumas pessoas até morrendo. É um desrespeito com a gente", disse.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
A equipe de reportagem do DOL já solicitou nota de esclarecimento para a Prefeitura de Ananindeua sobre o ocorrido e aguarda retorno. Até o momento, a situação expõe as dificuldades enfrentadas pela unidade de saúde em garantir atendimento à população em momentos críticos. Moradores da área pedem soluções urgentes, temendo que a negligência no atendimento coloque vidas em risco.
Veja o vídeo:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar