Com o objetivo de aprofundar a discussão sobre a sustentabilidade no controle interno, a Controladoria-Geral do Estado do Pará e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) realizam, nos dias 04 e 05 de dezembro, a 56ª Reunião Técnica. O evento será sediado no Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), em Belém, e vai reunir especialistas para debater temas como governança climática, ESG (ambiental, social e governança) e políticas públicas sustentáveis, especialmente no contexto pós-COP30.
Considerado um dos maiores encontros do setor de controle interno no Brasil, o evento contará com a participação de representantes de 68 controladorias, incluindo a Controladoria-Geral da União (CGU), conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCEPA), membros do Ministério Público de Contas do Estado do Pará e da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Durante a reunião, será destacada a importância do controle interno para garantir uma gestão pública mais transparente e alinhada às boas práticas ambientais.
Conteúdos relacionados:
- Castanha-do-pará impulsiona novos alimentos proteicos
- Pará fica sob alerta laranja para chuva extrema nesta terça (02)
- Jader Barbalho reforça a importância do fortalecimento das universidades
A programação inclui uma Roda de Conversa sobre o tema "ESG, Controle Interno e Governança Climática: Fortalecendo a Integridade e a Sustentabilidade", com a participação de Ana Paula Barbosa de Carvalho, servidora pública da Secretaria da Fazenda; Wendel Abreu, auditor interno do Banco da Amazônia; e Edmar Camata, presidente do Conaci.
O evento também trará discussões sobre neurociência, jornalismo investigativo e consensualismo, ampliando a abordagem sobre como o controle interno pode auxiliar na construção de uma sociedade mais equilibrada e responsável. A 56ª RTC será realizada de forma híbrida, com a transmissão ao vivo pelo canal do Conaci TV no YouTube, no dia 04 de dezembro. Já no dia 05, o evento será exclusivo para os membros do Conselho.
"Realizar a 56ª edição da Reunião Técnica do Conaci em Belém, logo após a COP30, é fundamental para aprofundar os debates sobre o aprimoramento do Controle Interno, que possui um papel estratégico voltado para o fortalecimento da governança climática. Com isso, asseguramos que as políticas públicas, programas e investimentos voltados para as metas ambientais sejam cada vez mais eficientes na gestão pública", ressaltou Ozorio Juvenil, controlador-geral do Estado do Pará.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Edmar Camata, presidente do Conaci, enfatizou a relevância das discussões sobre sustentabilidade no controle interno. "Sustentabilidade é mais que um tema; é uma forma de pensar e agir no controle das políticas públicas. E o controle interno deve também ser protagonista, garantindo que os investimentos de fato se justifiquem", disse.
O evento se configura como uma importante oportunidade para fortalecer o alinhamento entre o controle interno e as metas ambientais. Um dos propósitos dele é poder contribuir para a criação de uma gestão pública mais eficaz e sustentável.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar