plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
PRÊMIO BRAZTOA

Finalistas de Prêmio de Sustentabilidade têm imersão no Combu

Visita promoveu vivência da cultura e gastronomia amazônica sustentável.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Finalistas de Prêmio de Sustentabilidade têm imersão no Combu camera O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade reconhece as melhores práticas de turismo voltadas à inovação, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. | Divulgação / Setur

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade realiza sua 13ª edição pela primeira vez no Norte do país. A cerimônia de premiação, que ocorre nesta segunda-feira (8) em Belém, no teatro estação Gasômetro, começou com um evento especial.

A Secretaria de Estado de Turismo (setur) organizou uma manhã especial para apresentar a riqueza cultural amazônica aos finalistas do Prêmio de Sustentabilidade. Representantes da Braztoa, Embratur, Sebrae e projetos finalistas conheceram de perto o modo de vida, a gastronomia e as práticas sustentáveis da Ilha do Combu.

Leia também

A primeira parada foi na fábrica de chocolate Filha do Combu, onde dona Nena recebeu os visitantes para mostrar seu trabalho com cacau local.

Quer receber mais notícias do Pará e do Brasil? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

A empreendedora explicou como desenvolve produtos sustentáveis a partir de frutos da floresta amazônica.

"Trabalhamos com o máximo de sustentabilidade possível. Temos um leque diversificado que inclui chocolate fino e derivados de cacau, além de produtos florestais como araçá, jenipapo e cupuaçu", explicou a proprietária.

A fábrica produz cerca de 80 itens diferentes, que incluem chocolates de diversos sabores, licores e doces artesanais. Dona Nena destacou que mantém parcerias com produtores locais para absorver a produção comunitária.

"Defendo este território porque é minha casa, minha ilha. Tentamos manter a floresta em pé e gerar oportunidades para a comunidade local", completou.

Gastronomia regional ganha destaque no Porto Combu

O restaurante Porto Combu foi o segundo destino da visita, onde o chefe Arturo Baéz preparou uma experiência gastronômica regional. O profissional enfatizou a importância da culinária para o turismo cultural da região.

"Não existe turismo e cultura sem gastronomia. Nosso trabalho enaltece a cultura amazônica de forma sustentável. Servimos com responsabilidade para que reconhecimentos como o título de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco cheguem a Belém", afirmou Baéz.

O chefe destacou que o trabalho desenvolvido há anos ganhou projeção mundial com a realização da COP na cidade. Segundo ele, a experiência oferecida valoriza o bioma amazônico com amor e respeito.

Projetos finalistas compartilham experiências

Entre os participantes da vivência estava o projeto Ibiti, de Ibitiboca, Minas Gerais. A iniciativa trabalha com regeneração de territórios em mais de 6 mil hectares na Mata Atlântica.

Raquel Pazos, responsável pelo projeto, considerou a experiência enriquecedora. "É uma honra estar como finalista. Trabalhamos com regeneração de territórios e comunidades. Poder estar aqui foi incrível. Isso é regeneração e conhecimento do território", disse.

Allyson Neri, gerente da Diretoria de Produtos Turísticos da Setur, avaliou positivamente a atividade. "Foi uma experiência amazônica completa. Dona Nena sempre ensina sobre conservação aliada à produção, e o Porto Combu oferece estrutura diferenciada com preocupação ambiental", comentou.

Premiação destaca sustentabilidade no turismo

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade reconhece as melhores práticas de turismo voltadas à inovação, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Esta edição recebeu inscrições de 13 estados, representando todas as macrorregiões brasileiras.

O Pará se destaca com seis iniciativas finalistas, reforçando o papel da Amazônia no turismo sustentável nacional.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias