Uma operação de combate ao furto de energia elétrica da Policia Civil, Polícia Científica, em parceria com a Equatorial Pará, autuou, na terça-feira, 9, um mercado no bairro da Sacramenta, em Belém, por suspeita de fraude no consumo de energia. O responsável pelo local foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.
Durante as inspeções, os peritos e agentes identificaram irregularidades graves no medidor de energia. Segundo o levantamento técnico realizado após a ação, os desvios nesse imóvel somavam quase 28 mil quilowatts-hora (kWh). Para dimensionar o impacto desse volume, essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer, por exemplo, cerca de 100 residências de consumo médio durante um mês inteiro.
As autoridades reforçam que o furto de energia elétrica é uma prática ilegal e perigosa, com risco de provocar acidentes graves e fatais. A conduta é tipificada como crime no Código Penal Brasileiro, enquadrada no artigo 155 que equipara a energia elétrica a "coisa móvel" para fins de furto, prevendo penas de reclusão e multa.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
A Equatorial Pará mantém canais permanentes para que a população possa auxiliar no combate a esse tipo de crime. As denúncias de fraudes e ligações clandestinas podem ser feitas de forma anônima e segura. Os clientes podem utilizar a Central de Atendimento pelo número 0800 091 0196, acessar o site oficial da distribuidora ou utilizar o aplicativo da empresa para smartphones. A colaboração da comunidade é essencial para manter a regularidade e a eficiência do sistema elétrico no estado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar