O Conselho Estadual de Saúde realiza, entre os próximos dias 10 e 12, a 15ª edição da Conferência Estadual de Saúde, que este ano apresenta o tema “Avanços e Desafios para a Consolidação do SUS no Pará: cenário atual de mudanças climáticas, ambientais e sociodemográficas”. O evento acontece no Hotel Amazônico, antigo Beira Rio, e conta com grande programação.
A cerimônia de abertura está marcada para às 17h desta quarta-feira (10) e será presidida pela titular do Conselho Estadual de Saúde, Dani Cruz. O governador do Estado, Hélder Barbalho, e o prefeito de Belém, Igor Normando, confirmaram presença no evento, que deve receber representantes das Secretarias estadual e municipal de saúde; Ministério Público do Estado; Assembleia Legislativa do Pará, entres outros órgãos.
Também participam da conferência, cerca de 70 municípios, representados por seus delegados eleitos nas respectivas plenárias municipais de saúde. O público esperado é de 450 pessoas.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Ação da Defensoria Pública leva serviços gratuitos a Belém
- Vacina contra a dengue do Butantan será aplicada em janeiro
Dani Cruz, presidente do Conselho Estadual de Saúde, assinala que o objetivo do evento é analisar o consolidado das propostas aprovadas nas Conferências ou Plenárias Municipais sobre a saúde dos respectivos municípios para o cumprimento do Sistema Único de Saúde no âmbito do Estado.
“Vamos discutir o tema central com foco na saúde como direito e na consolidação do SUS, bem como gestão e financiamento, acesso às ações e serviços de saúde, o controle social, sobretudo quando se fala em segurança alimentar e sustentabilidade, além das inovações propostas como forma de otimizar o acesso da população à saúde de qualidade.
Para a gestora, os desafios do SUS no Pará não são poucos, entretanto ela destaca alguns: “o subfinanciamento da região norte como um todo; os vazios assistenciais que ainda são grandes no nosso estado; o subdimensionamento de profissionais; a dificuldade de acesso aos serviços; falta de integralização da rede assistência de saúde entre os níveis de atenção; infraestrutra precária; a logística territorial, dentre outros”, aponta Dani Cruz.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
A Conferência Estadual de Saúde acontece em Belém nos dias 10, 11 e 12, no Hotel Amazônico (antigo Beira Rio). Com o tema “Avanços e Desafios para a Consolidação do SUS no Pará: cenário atual de mudanças climáticas, ambientais e sociodemográficas”, o evento é realizado pelo Conselho Estadual de Saúde.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar