plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
RECONHECIMENTO

Alepa aprova PL que torna lambada patrimônio cultural Pará

A lambada, símbolo da identidade musical amazônica, é agora patrimônio cultural imaterial do Pará, reconhecida pela Assembleia Legislativa do Estado.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Alepa aprova PL que torna lambada patrimônio cultural Pará camera De acordo com a justificativa do projeto, a lambada começou a se formar no Pará a partir dos anos 1970 | Foto: Reprodução/Internet

Símbolo da identidade musical amazônica, a lambada nasceu no Pará a partir da mistura de ritmos caribenhos com sonoridades regionais e ganhou o mundo nas décadas seguintes. O gênero, que reúne música e dança marcadas por sensualidade e energia, agora recebe reconhecimento oficial como expressão cultural paraense.

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (16), o Projeto de Lei nº 455/2023, que reconhece a lambada, enquanto gênero musical, ritmo e dança, como patrimônio cultural e imaterial do Pará. A proposta é de autoria da deputada estadual Lívia Duarte (PSOL) e segue agora para sanção do governador.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

De acordo com a justificativa do projeto, a lambada começou a se formar no Pará a partir dos anos 1970, influenciada por ritmos como a cumbia e o merengue, que chegavam ao estado por meio de rádios AM do Caribe. O surgimento considerado oficial do gênero está ligado ao lançamento da música “Lambada Sambão”, de Pinduca, e do álbum “Lambada das Quebradas”, do mestre Vieira.

Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp

Na década de 1980, a lambada alcançou projeção nacional e internacional, impulsionada por artistas como Beto Barbosa, Alípio Martins e pelo grupo Kaoma, responsável por popularizar o ritmo fora do Brasil. Já a dança tem raízes no carimbó, que passou a ser executado em pares abraçados, incorporando referências da polca no passo básico, além de movimentos como o balão apagado, o pião e figuras do maxixe.

Com a aprovação, a lambada passa a integrar oficialmente o conjunto de bens culturais que representam a história, a identidade e a diversidade cultural do povo paraense.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias