O calendário cultural do Pará encontra, no mês de dezembro, um de seus momentos mais simbólicos, quando fé, memória e identidade coletiva se misturam nas ruas de uma cidade que aprendeu a transformar devoção em celebração. Em Bragança, no nordeste do Estado, tradições atravessam séculos e reafirmam, ano após ano, a força de manifestações que ultrapassam o religioso e se consolidam como patrimônio cultural.
É nesse contexto que a Marujada de Bragança volta a ocupar as ruas do município a partir deste sábado (20), reunindo fiéis, moradores e turistas na festividade em homenagem a São Benedito. Em sua 227ª edição, a celebração segue até o dia 26 de dezembro e traz como uma das novidades a revitalização da escadaria do Mirante de São Benedito, que ganhou pintura artística inspirada nos símbolos, cores e elementos da Marujada.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Festas de réveillon movimentam praias paraenses
- Belém recebe apoio internacional para solucionar alagamentos
- Belém está entre os destinos mais procurados do verão 2026
Considerada uma das mais antigas manifestações religiosas e culturais da Amazônia, a programação inclui missas, novenas, ladainhas e procissões terrestres e fluviais pelo rio Caeté, além das tradicionais apresentações da Marujada, principal expressão cultural do evento. A escadaria do mirante, um dos cartões-postais de Bragança, recebeu intervenção artística em cerca de 131 degraus, integrando ainda mais o espaço urbano ao cenário da festa.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Entre os momentos mais emblemáticos está o dia 25 de dezembro, quando os participantes vestem trajes azuis e brancos em homenagem ao Menino Jesus, acompanhados pelas apresentações da Marujada. O encerramento ocorre no dia 26, com missa solene, procissão com trajes vermelhos e brancos e apresentação no Teatro Museu da Marujada.
Além da dimensão religiosa e simbólica, a festividade também movimenta o turismo, o comércio e o setor de serviços, fortalecendo a economia local e reafirmando Bragança como um dos principais polos culturais do Pará durante o período natalino.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar