plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Operação Festas Seguras reforça policiamento no Pará em 2026

O Governo do Pará intensifica a segurança pública em 2026 com a Operação Festas Seguras, garantindo tranquilidade em praias e balneários para turistas e morador

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Operação Festas Seguras reforça policiamento no Pará em 2026 camera Governo do Pará intensifica policiamento e ações integradas em praias e balneários para garantir tranquilidade de moradores e turistas | Ascom/Segup

O primeiro fim de semana de 2026 foi marcado por reforço na segurança pública em diferentes regiões do Pará. Para garantir tranquilidade a moradores, veranistas e turistas, o Governo do Estado intensificou as ações da Operação Festas Seguras 2025, com policiamento ostensivo, monitoramento contínuo e estratégias preventivas em 23 localidades, especialmente praias e balneários mais procurados neste período.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), esta é a etapa final da operação, que segue até a próxima terça-feira (6), quando as equipes de reforço retornam às suas bases. O objetivo é manter a ordem e prevenir ocorrências durante o aumento do fluxo de pessoas típico do início do ano.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

“Mesmo na reta final da operação, seguimos com ações intensificadas, principalmente nas praias e balneários mais movimentados, como Salinópolis. O policiamento permanece reforçado, assim como as ações da Defesa Civil e o monitoramento integrado, para garantir paz e tranquilidade à população”, destacou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Salinópolis concentra reforço das ações

Em Salinópolis, um dos principais destinos turísticos do nordeste paraense, o movimento intenso de pedestres e veículos foi registrado desde as primeiras horas do sábado, sem ocorrências relevantes. A atuação integrada das forças de segurança garantiu um ambiente seguro para famílias e visitantes que escolheram o município para o lazer.

Com a maré alta coincidindo com os horários de maior saída de veículos, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, a Polícia Militar e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) reforçaram as ações preventivas, com orientação ao público, ordenamento do tráfego e desobstrução dos três principais acessos à Praia do Atalaia.

“O número de turistas praticamente dobrou em relação ao ano anterior. Estamos atuando de forma integrada para prevenir acidentes, afogamentos e organizar o tráfego, especialmente por causa do avanço rápido da maré e da força das ondas”, explicou o comandante do 13º Grupamento Bombeiro Militar, major Rodrigo do Vale.

Guarda-vidas permanecem distribuídos ao longo da faixa de areia durante todo o dia, enquanto bandeirolas instaladas pela Segup auxiliam na sinalização e no ordenamento do tráfego de veículos em cerca de três quilômetros da Praia do Atalaia, garantindo maior fluidez e segurança.

Policiamento ostensivo e monitoramento aéreo

O 44º Batalhão da Polícia Militar intensificou o policiamento tanto na área urbana quanto nas praias de Salinópolis. As ações incluem bloqueios, incursões e controle do fluxo de pessoas e veículos, especialmente em áreas com grande concentração de público, como o Atalaia e a região do Maçarico.

“Atuamos de forma integrada com o Corpo de Bombeiros e o Detran, acompanhando a dinâmica da maré e reforçando o policiamento para garantir segurança e trafegabilidade”, afirmou o comandante do batalhão, tenente-coronel Jofre.

O monitoramento também conta com o apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), que realiza sobrevoos em Salinópolis e em outras regiões do Estado, oferecendo suporte às equipes que atuam em solo e ampliando a capacidade de vigilância.

Operação integrada em todo o Estado

A Operação Festas Seguras 2025 teve início em 5 de dezembro e segue até 6 de janeiro, com ações coordenadas pela Segup. Participam da operação a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica do Pará, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Administração Penitenciária, Detran, Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, Centro Integrado de Operações e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

A iniciativa também conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e de órgãos municipais, como guardas municipais e secretarias de segurança e trânsito de Belém e Marituba, reforçando a atuação conjunta para garantir um início de ano mais seguro à população paraense.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias