Diante do avanço dos processos naturais e da necessidade de proteger a população e o patrimônio público, a Prefeitura de Belém tem intensificado ações de monitoramento e prevenção em áreas consideradas sensíveis do território municipal. O foco é antecipar riscos, planejar intervenções e garantir maior segurança às comunidades que vivem próximas à orla.
A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Municipal de Defesa Civil, realizou, nesta quinta-feira (8) um levantamento técnico detalhado em toda a orla do distrito de Mosqueiro. A ação integra o trabalho preventivo do município para compreender a dinâmica costeira, identificar áreas de erosão e avaliar a condição de infraestruturas existentes, como os muros de arrimo, especialmente nas praias do Murubira e do Ariramba.
A vistoria tem como objetivo mapear com precisão os pontos mais vulneráveis e subsidiar a proposição de medidas preventivas e corretivas, reduzindo riscos e impactos para moradores e frequentadores da região. O relatório técnico resultante do levantamento será fundamental para orientar decisões futuras e o planejamento de intervenções do poder público.
Segundo o superintendente municipal de Defesa Civil, Vitor Magalhães, a atuação antecipada é essencial para garantir segurança à população. “Esse levantamento faz parte do trabalho preventivo da Prefeitura de Belém. Estamos avaliando toda a orla, inclusive áreas que já contam com muros de arrimo, para identificar os pontos de erosão e propor as medidas necessárias. Com esse relatório, vamos subsidiar as ações futuras e reforçar a proteção das comunidades de Mosqueiro”, destacou.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
O trabalho integra uma estratégia permanente de antecipação de problemas causados pela erosão costeira. Além de reduzir a possibilidade de danos estruturais e ambientais, as ações buscam garantir mais segurança às comunidades que vivem e circulam pela orla de Mosqueiro. A partir dos dados coletados, o município poderá planejar intervenções mais eficientes, direcionar investimentos e adotar soluções técnicas adequadas para proteger a população, o patrimônio público e o meio ambiente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar