O novo Sistema de Bilhetagem do BRT Metropolitano já apresenta forte adesão dos usuários e contribui para a melhoria da mobilidade urbana na Grande Belém, ao facilitar o acesso ao Sistema Integrado de Transporte (SIT/BRT). Desde o início da operação, o modelo registra cerca de 100 mil downloads do aplicativo e 56 mil cartões Pra Já emitidos.
Nas versões física e digital, o Pra Já é o meio obrigatório de acesso ao serviço, utilizado nas linhas troncais e alimentadoras do sistema, que integram os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel e Castanhal. A bilhetagem eletrônica foi desenvolvida pela Autopass, empresa concessionária responsável pela operação do serviço.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Veja o passo a passo de como usar o BRT Metropolitano
- Pará lança bilhetagem digital “Pra Já” para o BRT Metropolitano
Além do cartão físico, o aplicativo permite que o passageiro pague a tarifa por meio do Bilhete QR Code, faça recargas via Pix e acompanhe o saldo em tempo real. O QR Code funciona como passagem digital, é dinâmico e válido para um único embarque. O cartão comum pode ser solicitado mediante apresentação de documento com foto, CPF e comprovante de residência.
Estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino credenciadas têm direito à meia-passagem, desde que apresentem documentação que comprovem o vinculo escolar no ano letivo 2026, Pessoas com 60 anos ou mais podem solicitar o Cartão Pra Já Sênior, que assegura gratuidade no transporte, bem como as Pessoas com Deficiências (PcDs).
O diretor de Transporte Metropolitano da Arcon, Gilberto Barbosa, explica que a consolidação do sistema permitiu ampliar a habilitação de estudantes com direito à meia-tarifa. “Desde o início da operação, habilitamos estudantes para garantir o abatimento de 50%. Com todas as linhas integradas, o processo está aberto para alunos regularmente matriculados em instituições de ensino localizadas na Região Metropolitana, que podem agendar o atendimento ou procurar um dos postos presenciais”, pontua.
Quer mais notícias de Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
O diretor ressalta ainda que a primeira via do Cartão Pra Já deve ser emitida presencialmente, em razão do uso de biometria facial. Ele explica ainda que o cartão funciona como um porta-moeda eletrônico que permite o acúmulo de créditos para múltiplas viagens.
“A tarifa pública é de R$ 4,60, enquanto estudantes pagam R$ 2,30, com deslocamento entre todos os municípios integrados ao BRT Metropolitano, sem limite diário de uso. Crianças menores de 7 anos têm isenção tarifária, e pessoas com deficiência podem solicitar tarifa zero, mediante apresentação de laudo e documentação exigida”, ressalta Gilberto.
As recargas podem ser feitas pelo aplicativo, via Pix, ou presencialmente nas bilheterias dos terminais de Ananindeua e Marituba. Para quem ainda não possui o cartão ou prefere não utilizar o QR Code, o bilhete físico em papel segue disponível nesses terminais e, em breve, também nas estações do BRT.
O atendimento ao público ocorre em postos distribuídos pela Região Metropolitana, como os terminais de integração e as Estações Cidadania do Shopping Pátio Belém, do Memorial Magalhães Barata, em São Brás, e do Shopping Metrópole, em Ananindeua. Nesses locais, os usuários podem solicitar o cartão, esclarecer dúvidas e receber orientações sobre o uso do sistema.
Serviço:
Cartão Pra Já Escolar: Destinado a estudantes regularmente matriculados em instituições credenciadas, com direito à meia tarifa no BRT Metropolitano.
Documentos necessários (originais):
- RG ou certidão de nascimento (para menores de 10 anos)
- CPF
- Comprovante de residência
- Documento oficial da instituição de ensino, com validade de até 30 dias, comprovando matrícula
OBS: Alunos menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Cartão Pra Já Sênior
* Emissão disponível mediante agendamento (link a ser divulgado na Central de Ajuda). Até a emissão do cartão, o embarque gratuito pode ser feito mediante apresentação de RG ou carteirinha do Passe Fácil.
OBS: Trabalhadores que utilizam vale-transporte devem solicitar o cartão por meio do setor de RH da empresa.
Postos de Atendimento Pra Já
O atendimento ocorre mediante agendamento nos postos de Ananindeua e Marituba e por senha retirada no local nas demais unidades da Região Metropolitana.
1. Marituba- Rodovia BR-316, Km 10
- Segunda a sábado, das 8h às 18h (exceto feriados)
- Agendamento aqui
- Ananindeua – Posto de Atendimento
2. Rodovia BR-316, Km 6 – Águas Lindas
- Segunda a sábado, das 8h às 18h (exceto feriados)
- Agendamento aqui
3. Estação Cidadania – Shopping Metrópole Ananindeua (3º piso)
- Segunda a sexta, das 10h às 17h (exceto feriados)
- Atendimento por senha no local
4. Estação Cidadania – Memorial Magalhães Barata (São Brás)
- Segunda a sexta, das 10h às 17h (exceto feriados)
- Atendimento por senha no local
5. Estação Cidadania – Shopping Pátio Belém (1º piso)
- Segunda a sexta, das 10h às 17h (exceto feriados)
- Atendimento por senha no local
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar