As ruas, praças e avenidas de Belém ganham neste sábado (1º), um novo significado ao se transformarem em uma grande sala de aula a céu aberto. Essa é a proposta do Passeio Educativo – Belém Desvendada, iniciativa do DIÁRIO DO PARÁ que convida a população a redescobrir a história e a formação urbana da capital paraense de forma acessível, gratuita e aberta a toda a família.
Com saída marcada para às 8h, no Anfiteatro da Praça da República, o percurso seguirá pela avenida Nazaré, atravessará a Magalhães Barata e terá como destino o Mercado de São Brás. Ao longo do trajeto, os participantes vão percorrer espaços que simbolizam diferentes momentos do crescimento e das transformações de Belém.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Mercado de São Brás explica o crescimento de Belém em mais de um século
- Historiador promete desfazer mitos em passeio gratuito por Belém. Participe!
- Passeio cultural transforma Belém em museu a céu aberto; veja como participar
Na condução do passeio estará o historiador Márcio Neco, que define a atividade como uma verdadeira experiência de difusão do conhecimento. Para ele, o evento representa uma oportunidade rara de aproximar a população da história local de maneira leve e participativa.
“É uma aula pública totalmente gratuita, com a possibilidade de levar toda a família para participar desse momento de difusão do conhecimento nessa grande sala de aula que são as ruas, praças, igrejas e espaços da cidade de Belém”, destaca.
Segundo o historiador, o passeio foi pensado para ser um momento aprazível, tanto para quem é entusiasta da história quanto para quem deseja apenas observar a cidade com outros olhos. Ao longo do caminho, ele irá compartilhar curiosidades, fatos históricos, marcos urbanos e narrativas que ajudam a compreender a identidade belenense, conectando passado e presente de forma dinâmica.
Além do caráter educativo, o Belém Desvendada também busca estimular o sentimento de pertencimento e valorização do patrimônio histórico da capital. “É um convite para que as pessoas reconheçam a cidade como um espaço vivo de memória e aprendizado”, reforça Márcio Neco.
A atividade é gratuita e aberta ao público. A organização recomenda que os participantes utilizem roupas leves, calçados adequados para caminhada, além de boné ou chapéu, protetor solar e levem sua própria hidratação.
Mais do que uma simples caminhada, o Belém Desvendada propõe uma experiência coletiva de reconhecimento da cidade, transformando o cotidiano urbano em fonte de conhecimento e reflexão histórica.
Serviço
- Data: 01 de fevereiro
- Horário: 8h
- Saída: Anfiteatro da Praça da República
- Evento gratuito

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar