plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
POTREÇÃO COLETIVA

MPPA recomenda ações de segurança para recarga de carros elétricos, em Belém

Ministério Público emite recomendações para evitar riscos em condomínios com aumento da mobilidade elétrica

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia MPPA recomenda ações de segurança para recarga de carros elétricos, em Belém camera A recomendação tem caráter educativo e orientador. | Reprodução

O crescimento da frota de veículos elétricos em Belém tem chamado atenção de motoristas e moradores de condomínios. Com o avanço da mobilidade elétrica, aumenta também a necessidade de cuidados com a segurança, saúde coletiva e infraestrutura predial.

Pensando nisso, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) expediu uma recomendação administrativa voltada à instalação de estações de recarga em edifícios residenciais da capital. A iniciativa é liderada pela promotora de Justiça Elaine Carvalho Castelo Branco, titular da 2ª Promotoria de Direitos Constitucionais Fundamentais e dos Direitos Humanos, em parceria com o promotor Benedito Wilson Corrêa de Sá, da 1ª Promotoria de Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Habitação e Urbanismo.

Conteúdos relacionados:

O documento tem caráter preventivo e educativo e alerta para riscos que podem afetar toda a coletividade, como sobrecarga elétrica, incêndios, emissão de gases tóxicos em caso de sinistros e impactos em áreas e sistemas comuns dos prédios. “A saúde coletiva é um direito fundamental assegurado pela Constituição. Nosso objetivo é prevenir situações de risco que possam comprometer a segurança, a saúde e o bem-estar de todos os moradores”, afirmou Elaine Castelo Branco.

Para Benedito Wilson, a integração entre o Ministério Público e órgãos de fiscalização é essencial para que a expansão da mobilidade elétrica ocorra de forma segura, sustentável e dentro das normas técnicas e ambientais.

Orientações técnicas e atuação preventiva

A recomendação inclui avaliação dos riscos sanitários, elétricos e estruturais das instalações, fiscalização do cumprimento das normas da ABNT e exigências do Corpo de Bombeiros, e incentivo à atuação preventiva de síndicos e administradores condominiais.

O MPPA também prevê articulação com a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e demais órgãos competentes, para fornecer orientações técnicas e recomendações voltadas à prevenção de riscos.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Como medidas imediatas, ofícios foram enviados ao Corpo de Bombeiros e à Vigilância Sanitária Municipal solicitando vistorias preventivas e fiscalização de instalações não comunicadas ou irregulares.

“A promoção da saúde coletiva não se limita aos serviços de saúde tradicionais. Ela abrange todas as medidas que previnem riscos à integridade física da população, inclusive em residências. É nossa função garantir que o avanço da tecnologia seja seguro e compatível com os direitos fundamentais de todos”, reforçou a promotora.

O MPPA alerta ainda que o descumprimento das orientações sem justificativa pode levar à adoção de medidas extrajudiciais ou judiciais, conforme a legislação vigente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias