O período de chuvas mais intensas já esperado pelos paraenses nessa época do ano está trazendo transtornos para quem precisa sair de casa durante o dia. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para Belém e a Região Metropolitana, prevendo chuvas fortes até sexta-feira (20). A previsão inclui ventos de até 100 km/h, o que pode resultar em alagamentos, queda de árvores e danos a infraestruturas.
O alerta, classificado como "perigo", foi emitido para o período entre está quarta-feira (18) e sexta-feira (20). A condição meteorológica pode representar riscos à população, principalmente para aqueles que estiverem em áreas vulneráveis a alagamentos ou em regiões de risco de queda de árvores.
Conteúdos relacionados:
- Distribuidora de energia abre inscrições para corrida de rua em Belém
- Caminhonete sofre colisão na BR-316, em Santa Maria do Pará
- Veja como evitar golpes telefônicos e cibernéticos
De acordo com o INMET, as chuvas podem variar entre 30 e 60 mm por hora, volume suficiente para causar estragos tanto nas zonas urbanas quanto nas rurais. As condições climáticas também são favoráveis à interrupção no fornecimento de energia elétrica, o que poderia afetar diversos serviços essenciais para a região.
Além de Belém, outras cidades do Pará também estão sob o alerta laranja. Entre os municípios que devem ser mais afetados estão Barcarena, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Bujaru, Marituba, Ananindeua, Benevides, Castanhal, Inhangapi e Santo Antônio do Tauá. Essas áreas também podem sofrer com alagamentos, danos a plantações e queda de árvores devido aos ventos fortes.
Em caso de emergência, o INMET orienta a população a entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193. Além disso, as autoridades reforçam que a população deve evitar sair de casa durante os horários mais críticos da tempestade, sempre que possível, para garantir a segurança.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Com o alerta laranja é fundamental que os moradores sigam as orientações das autoridades e se mantenham atualizados sobre as condições do tempo. O INMET reforça que a previsão pode ser revista a qualquer momento, dependendo da evolução das condições meteorológicas na região.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar