plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
DECISÃO

Prefeitura de Mocajuba proíbe visitação e interação com botos

Quem visitar o Mirante do Boto não poderá mais alimentar, tocar ou se aproximar dos animais, medida adotada para preservar a espécie

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Prefeitura de Mocajuba proíbe visitação e interação com botos camera A determinação visa preservar o habitat do boto no município | Reprodução/Instagram @prefeituramocajuba

Quem visitar o Mirante do Boto, em Mocajuba, no Baixo Tocantins, encontrará uma mudança importante em um dos passeios mais conhecidos da cidade. A aproximação entre pessoas e os botos que costumam aparecer no local está proibida, assim como a oferta de alimentos e qualquer outra forma de interação com os animais.

A medida foi determinada pela prefeitura de Mocajuba, que faz parte de um conjunto de ações voltadas à proteção da fauna silvestre e atende a orientações técnicas dos órgãos ambientais federais. De acordo com a prefeitura, o aumento do número de turistas durante o verão amazônico tornou necessária uma nova campanha de conscientização, já que ainda há registros de visitantes descumprindo as regras.

Conteúdo Relacionado

Para evitar novas ocorrências, o acesso pela escadaria principal do mirante permanece bloqueado. Também foram instaladas placas informativas e intensificada a fiscalização no local para impedir que pessoas ofereçam peixes aos botos ou incentivem a aproximação dos animais.

Conforme o município, a restrição já existe desde 2025, quando foi publicada por decreto após recomendações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Veja a postagem:

Pesquisas desenvolvidas na região indicam que o contato frequente com seres humanos e a alimentação fornecida por visitantes podem interferir nos hábitos naturais dos botos, comprometendo seu comportamento e aumentando riscos tanto para os animais quanto para as pessoas.

Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Diante disso, a prefeitura pede que moradores e turistas respeitem as determinações e contribuam para a conservação da fauna local, evitando qualquer prática que possa prejudicar a vida dos animais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!