plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MEIO AMBIENTE

Pará está sob alerta laranja para baixa umidade nesta sexta-feira (14)

Saiba quais localidades o Inmet considera sensíveis

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará está sob alerta laranja para baixa umidade nesta sexta-feira (14) camera Alerta laranja para baixa umidade em dez estados | José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (14), uma grande área que vai do sul do Pará até o leste paulista – e alcança dez estados e o Distrito Federal – está sob alerta laranja de perigo para baixa umidade relativa do ar de até 12%, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Fazem parte da lista:

  • Pará;
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Tocantins;
  • Maranhão;
  • Piauí;
  • Bahia;
  • Minas Gerais;
  • Goiás;
  • São Paulo;
  • Distrito Federal.

No Centro-Oeste do país, predomina um tempo estável com previsão de pancadas de chuva e trovoadas apenas no Mato Grosso do Sul e Paraná. A nebulosidade nesses estados diminui ao longo do dia, com baixa probabilidade de chuva isolada durante a noite.

Com temperaturas elevadas no interior da região, a máxima pode chegar a 37°C em Cuiabá e Goiânia, já a mínima prevista é de 18 °C em Brasília.

Na Região Norte, a previsão é de pancadas de chuva com trovoadas isoladas no centro-oeste e norte do Amazonas, em Roraima e no noroeste do Pará. Pode haver chuva isolada no oeste do Acre, litoral do Amapá e do Pará e na divisa de Rondônia com o Acre e o sudoeste do Amazonas.

Os termômetros também registram altas temperaturas na região com mínima prevista de 22°C em Rio Branco e máxima que pode alcançar 38°C em Palmas.

Na Região Nordeste, na costa litorânea o céu permanece com muitas nuvens, com possibilidade de chuva isolada, pela manhã, no leste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, litoral norte da Bahia e noroeste do Maranhão.

Pela noite, pode ocorrer pancadas de chuva isoladas no noroeste do Maranhão, incluindo São Luís. Na faixa leste da Região Nordeste, predominam muitas nuvens.

O calor também predomina no Nordeste, principalmente no interior, com mínima prevista de 21°C em Salvador e Maceió, e máxima de 37°C em Teresina.

No Sudeste, a faixa litorânea de São Paulo e o litoral sul do Rio de Janeiro, amanhecem com possibilidade de chuva isolada. Pela tarde, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o sudeste de Minas Gerais, incluindo a região de Juiz de Fora (MG), também podem ter chuva isolada.

Pela noite, há possibilidade de chuva isolada no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e sudeste de Minas Gerais.

Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

Tempestades

No sul de São Paulo, divisa com o Paraná, está ativo um alerta amarelo de perigo potencial para tempestade.

No Sul do Brasil, a situação permanece influenciada por áreas de baixa pressão entre o norte da Argentina, Paraguai e sul da Bolívia, associadas a uma área de baixa pressão sobre a região. As instabilidades provocam pancadas de chuva e trovoadas principalmente sobre o Paraná e Santa Catarina, região que está sob o alerta laranja de perigo para tempestade.

Para a região, há possibilidade de ocorrência de tempo severo, com fortes rajadas de vento, microexplosões (forte corrente de ar frio que se despenca de uma nuvem de tempestade) e tornados. A localização exata desses fenômenos não pode ser determinada, devido à escala espacial e temporal reduzida desses eventos.

Com temperaturas mais baixas, o Sul do país deve registrar temperatura mínima de 14 °C em Curitiba e Porto Alegre e a máxima também em Porto Alegre será de 18°C.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!