Bem em frente à berlinda, a bióloga Dolores de Lima caminha em meio à multidão. Nas mãos ela traz uma imagem de São Benedito, o homenageado do dia. Para ela, o santo é símbolo de fé e devoção. O sentimento é o mesmo para os cerca de mil devotos que acompanham a procissão, ocorrida ontem.
A procissão teve início na igreja de São Judas Tadeu, no bairro da Condor. De lá, os fiéis saíram em caminhada pela travessa Padre Eutíquio, rua dos Tamoios, avenida Bernardo Sayão e a rua Timbiras, onde fica a Capela de São Benedito. Nem mesmo o sol forte intimidava os fiéis, que seguiram pelos seis quilômetros do percurso louvando o santo.
“A procissão de São Benedito já é uma tradição e reúne esses milhares de devotos”, aponta Manoel Costa, coordenador da festividade, que já acontece há 55 anos. A tradição também é percebida ao longo do percurso: casas são enfeitadas com toalhas, balões e imagens do santo. Algumas ruas também foram ornamentadas com bandeirinhas.
Para a bióloga, a fé em São Benedito foi uma herança deixada pela mãe. “Tenho o santo sempre por perto, ele me traz alegria e fé. Hoje (ontem) pensei que não vinha, mas quando chega na hora acabo vindo. Não é um sacrifício, é um imenso prazer”, conta. A dona de casa Maria Cunha também não deixa de participar da procissão. “Venho sempre agradecer e pedir novas bênçãos para mim e minha família”, diz.
Muitas crianças participaram da procissão, algumas caminhando e outras no carro dos anjos. Cerca de 200 ciclistas também se uniram à procissão para homenagear o santo. A festividade de São Benedito teve início no dia 1º e terminou com a caminhada.
HISTÓRICO
Um dos santos mais populares do País, a origem de São Benedito é incerta. Algumas versões citam que ele nasceu em Sicília, na Itália, vindo de uma família pobre e descendente de escravos. Outra versão diz que ele era um escravo capturado na África. Aos 21 anos virou monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis. Fez voto de pobreza, castidade e obediência e era muito procurado pelo povo, que costumava pedir-lhe orações. (Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar