Durante três dias o município de Inhangapi, que tem pouco mais de 8 mil habitantes, recebeu o dobro de visitantes vindos de várias cidades da região nordeste para prestigiar o 13º Festival do Açaí.
A abertura aconteceu na sexta-feira com a realização do Concurso Garota Açaí, que exalta a beleza e a cultura do povo inhangapiense. 10 candidatas, representantes de associações, sindicatos e comunidades quilombolas, que apoiam e participam diretamente da realização do evento, disputaram o título.
Os jurados julgaram 3 quesitos: fantasia, desfile e simpatia. Ritmos bem regionais como o carimbó, por exemplo, costumam ser a base da coreografia que retratam a importância do fruto e resgatam a cultura da região. Este ano a campeã foi Fernanda Falcão, representante do Condor Clube Social. No segundo dia aconteceram os tradicionais concursos de peconheiro e peconheira, que teve como vencedores Reginaldo Trindade, com o tempo de 5,66 (segundos) e Maria Pantoja, 14 anos, com tempo de 9,15, ambos da ASPRUPA. Cada um recebeu o prêmio de um salário mínimo.
Além da Prefeitura de Inhangapi, que coordena o evento, uma equipe do SESC Pará colaborou pelo terceiro ano consecutivo com o preparo e orientação dos competidores. A disputa acontece dentro de um açaizal cultivado no espaço cultural. (Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar