Com o lema “Vamos à Luta”, dezenas de estudantes de escolas públicas e particulares, além de cursinhos de Belém farão hoje, às 15h, uma passeata para pedir a desvinculação do processo seletivo da Universidade Federal do Pará com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles sairão da Avenida Magalhães Barata, esquina com a Alcindo Cacela, rumo a São Brás.
“Queremos essa desvinculação porque já passamos por um processo seletivo local, e agora ainda tem mais o Enem. Tanto no ano passado quanto neste o Enem apresentou problemas na elaboração das suas provas, dificultando a vida do aluno, e o governo sequer tomou uma providência. O governo federal tem o ano inteiro para elaborar essa
prova, não é justo com quem se mata estudando e pagando cursinho específico para ela”, reclamou Gabriel Cunha, estudante do ensino médio da escola estadual Ulysses Guimarães.
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA decidiu, no dia 27 de abril, adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como uma das etapas do processo seletivo de 2011 da Instituição. O Exame Nacional será considerado a primeira etapa para ingresso na UFPA, apresentando ponto de corte apenas na redação, que deverá exigir pontuação mínima para a aprovação do candidato à próxima fase.
A Universidade Federal do Pará (UFPA), através de nota, informou que “ainda não pode se manifestar sobre os problemas ocorridos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”. A Universidade ressaltou que "está atenta aos desdobramentos jurídicos envolvendo o Exame e que em caso de mudanças no calendário do Processo Seletivo 2011, se manifestará publicamente, por meio dos veículos de comunicação".
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar