plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Centro de tratamento do fumante alerta sobre risco

Por ser o tabagismo o principal fator de risco para o câncer, tanto que de dez pacientes com câncer, nove são fumantes ou ex-fumantes, o Centro de Referência e Abordagem ao Tratamento do Fumante (CTF) realizou, nesta hoje (26), no Hall da Cardiologia da U

twitter Google News

Por ser o tabagismo o principal fator de risco para o câncer, tanto que de dez pacientes com câncer, nove são fumantes ou ex-fumantes, o Centro de Referência e Abordagem ao Tratamento do Fumante (CTF) realizou, nesta hoje (26), no Hall da Cardiologia da Unidade de Referência Especializada da Presidente Vargas, uma programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, que é comemorado neste sábado (27).

Segundo a coordenadora do CTF, Fátima Amine Fátima, as datas comemorativas da saúde, como Dia Mundial Sem Tabaco, Dia Nacional de Combate ao Fumo, Dia Nacional de Combate ao Câncer, são sempre utilizadas para levar a população a refletir sobre o fumo como fator de risco para o câncer e outras doenças graves.

Ela explicou que CTF tem hoje cerca três mil pacientes cadastrados e que o atendimento começa com o acolhimento das pessoas que desejam parar de fumar.

Avanços

A coordenadora estadual de Controle do Tabagismo, Raquel dos Anjos, informou que houve um avanço muito grande no Estado no que tange a implantação de serviços de tratamento do fumante. "Tínhamos apenas quatro municípios com o serviço e agora temos 15, o nosso papel enquanto Estado é capacitar profissionais e estimular os municípios a implantarem e credenciarem os serviços", explicou Raquel.

Além de palestras e dinâmicas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um serviço que realiza exame em fumantes e ex-fumantes, para avaliar, por meio da citologia do escarro, o grau de alteração celular (atipia celular) que pode vir a gerar um câncer.

O serviço faz parte de um Projeto de Pesquisa e Extensão do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e é direcionado preferencialmente para fumantes e ex-fumantes acima de 40 anos.

De acordo com a estudante de Farmácia, Ana Carolina Costa, em um ano de funcionamento, 13% dos examinados apresentaram risco de desenvolver o câncer e 60% já tem alterações celulares. Quando há alteração, os pacientes são encaminhados para o Centro de Tratamento do Fumante.

Serviço: Centro de Referência e Abordagem ao Tratamento do Fumante (CTF) fica na Av. Presidente Vargas nº 513. Telefone: (91) 3242-5645.

(DOL, com informações da Sespa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!