plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Abelardo Santos vai parar nesta segunda (6)

Após sete dias de protestos dos servidores das Unidades de Referência Especializada (URE), mais um hospital vai aderir ao movimento para o pagamento da Gratificação de Desempenho Institucional (GDI), que deveria ser feito a cada trimestre pelas secretaria

twitter Google News

Após sete dias de protestos dos servidores das Unidades de Referência Especializada (URE), mais um hospital vai aderir ao movimento para o pagamento da Gratificação de Desempenho Institucional (GDI), que deveria ser feito a cada trimestre pelas secretarias estadual e municipal de saúde, mas está atrasado. Segundo os trabalhadores, hoje (6) os órgãos prometeram o pagamento de parte das gratificações atrasadas. Para pressionar e garantir o recebimento dos valores, funcionários do Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, vão paralisar suas atividades, mantendo apenas 30% de funcionamento.

Além do hospital, as UREs Demétrio Medrado, Reduto, Avenida Presidente Vargas, e URE-Dipe aderiram à paralisação. Segundo o farmacêutico José Alberto Santos, que participa do movimento pelo pagamento da GDI, em uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Claudio do Nascimento Vale, ele teria prometido verbalmente o pagamento da gratificação. “A paralisação no Hospital Abelardo Santos será para pressionar os órgãos para que seja feito o pagamento imediatamente. Não sentimos segurança com a promessa de forma oficiosa”.

A Sespa não confirmou a informação, mas repetiu a nota oficial enviada ao DIÁRIO na última sexta-feira, em que declara que, caso a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) não regularize o pagamento hoje dos valores referentes a julho, agosto e setembro aos servidores lotados nas UREs, denunciará o caso ao Ministério Público Federal, com o apoio da Procuradoria Geral do Estado. Isto porque os recursos, alega a Sespa, são repassados pelo Governo Federal, via Ministério da Saúde, diretamente ao município de Belém, “conforme rege o fluxo do pagamento da gratificação”.

Os trabalhadores da Saúde, por sua vez, vão avaliar em assembleia a possibilidade de greve geral se o repasse não for realizado hoje.

José Alberto Santos diz que as gratificações atrasadas somam mais de R$ 7 milhões, segundo documentos encaminhados pela Sespa. “Desse valor que deve ser repassado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para Sespa, somente parte será para o pagamento dos servidores. A outra parte vai servir para a compra de medicamentos e material técnico hospitalar, ou seja, a população também sofre quando as secretarias não repassam as gratificações”, explicou.

A Sesma, que também se manifestou por nota, mantém a posição de que a responsabilidade do pagamento da GDI é do Estado. Segundo a nota, as UREs Doca e Demétrio Medrado são coordenadas e administradas pelo Estado e não têm, portanto, vínculo nenhum com a Sesma, e a Unidade Demétrio Medrado não consta ainda como responsabilidade do Município. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!