Começa na manhã desta segunda-feira (13), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a IV Convenção de Contabilidade do Estado do Pará. O evento que é promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC – Pará) segue até terça-feira (14), e deve receber um público de cerca de mil participantes entre profissionais, estudantes e representantes de empresas de serviço contábil.
Organizada a cada três anos, a Convenção traz o tema "Governança Corporativa e Contabilidade: Responsabilidade Corporativa". Dentre os temas a serem destacados está "O Controle Interno como instrumento de Governança Coorporativa na Gestão Pública".
Nesse tema, o evento abre a discussão e reforça os canais oficiais de acompanhamento das finanças públicas: os repasses e as transferências de verbas públicas. Irá mostrar ainda como o profissional de Contabilidade deve estar atualizado diante dos atuais mecanismos de controle previstos em lei.
A Convenção pretende debater as mudanças no ambiente organizacional brasileiro, como o renascimento do mercado de capitais, o aparecimento de empresas com capital disperso e difuso, fusões e aquisições de grandes companhias, reveses empresariais de veteranas e novatas e a crise econômica mundial. Para Regina Vilanova, presidente do CRC – Pará, “o evento é para discutir as novas tendências do mercado diante das mudanças nos diversos cenários”.
Esse conjunto de fatores que trouxeram à tona algumas fragilidades das organizações e de seus sistemas de governança reforça a necessidade da real adoção das boas práticas de Governança Corporativa. Este ano serão desenvolvidos temas voltados à Governança Corporativa e Contabilidade: Responsabilidade Corporativa.
PARALELO
O evento abrigará também o IV Encontro de Coordenadores e Professores do curso de Ciências Contábeis do Estado do Pará, o IV Encontro de Estudantes do Curso de Ciências Contábeis do Estado do Pará e o IV Fórum da Mulher Contabilista do Estado do Pará que de forma abrangente será uma oportunidade para atualização e aprimoramento do conhecimento técnico científico da classe contábil.
Dos cerca de mil participantes, aproximadamente 800 são profissionais, 150 estudantes e 50 acompanhantes. A programação é composta de apresentação de palestras, painéis e oficinas, que tratarão das Ciências Contábeis no processo de gestão da Governança corporativa.
Paralelamente ao evento, haverá uma Feira de Negócios e Oportunidades, na qual serão montados, aproximadamente, 10 estandes de empresas interessadas em expor seus produtos e serviços para os profissionais, empresários da contabilidade e estudantes.
A profissão contábil registra atualmente 410.000 profissionais e 74.000 empresas de serviços contábeis no território nacional.
Na IV Convenção de Contabilidade do Estado do Pará estima-se a participação de 1.000 pessoas, sendo 800 profissionais, 150 estudantes e 50 acompanhantes, que virão de municípios paraenses e de outros estados brasileiros. (com informações dO CRC - Pará)
SERVIÇO
IV Convenção de Contabilidade do Estado do Pará. Nos dias 13 e 14 de dezembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Informações: www.crcpa.gov.br
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar