plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Aeroviários em greve a partir desta quinta (23)

Os aeroviários e aeronautas iniciam nesta quinta-feira (23) uma paralisação em todo o Brasil. As categorias não entraram em acordo com as empresas aéreas sobre a questão do reajuste salarial, em reunião realizada na última terça-feira, em Brasília. Os fun

twitter Google News

Os aeroviários e aeronautas iniciam nesta quinta-feira (23) uma paralisação em todo o Brasil. As categorias não entraram em acordo com as empresas aéreas sobre a questão do reajuste salarial, em reunião realizada na última terça-feira, em Brasília. Os funcionários de Belém – cerca de 350 pessoas - também vão aderir à paralisação.

Segundo José Geraldo Lima, coordenador do Sindicato dos Aeroviários na Região Norte, a previsão é que a paralisação dure, a princípio, 24 horas, mas pode se estender se não houver acordo. Geraldo explica que a ação da categoria vai se concentrar principalmente em aeroportos de grande porte, como Congonhas e Guarulhos, em São Paulo.

A categoria reivindica reajuste salarial de 15%, além do aumento no ticket alimentação e na cesta básica. Segundo Lima, até o momento a proposta de reajuste feita foi de cerca de 6,50%, o que não será aceito pelos trabalhadores. “Se a proposta fosse de, pelo menos, 10% já daria para aceitar”.

TRÁFEGO

A previsão é que as primeiras paralisações aconteçam nos aeroportos das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, onde o tráfego aéreo é considerado o mais intenso do Brasil. “Uma vez os grandes centros parando, os aeroviários de Belém vão parar também, provavelmente pela parte da tarde. É uma greve geral e não há como Belém ficar de fora deste movimento”.

A paralisação inclui aeronautas (pilotos, comissários e mecânicos de voo) e aeroviários, que trabalham em terra, nos aeroportos. O DIÁRIO tentou falar com os responsáveis pelos aeroviários de duas companhias aéreas, mas nenhum foi encontrado, sob as justificativas de estarem muito atarefados.

Os sindicatos nacionais não deram detalhes da greve, mas afirmaram que a adesão será grande. Se isso ocorrer, o tráfego aéreo no país pode parar, justamente às vésperas do Natal – época mais movimentada do ano. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a previsão é de que os aeroportos em dezembro recebam 1,5 milhões de pessoas a mais do que a média do ano.

MOVIMENTO
Diferente de terça-feira, quando o Aeroporto Internacional de Belém registrou uma série de atrasos em voos domésticos, o clima ontem pela manhã no local estava tranquilo. A maioria dos voos estava dentro do horário previsto para sair e poucos passageiros aguardavam na fila de check-in das empresas.
(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias