plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Carnaval: alguns brincam, outros trabalham

Em plena Terça-Feira Gorda, o compromisso de muita gente é com o Carnaval. Para alguns é um dia de agitação, é o momento de brincar, dançar, se divertir. Para outros pode ser sinônimo de sossego, um dia de descanso, de reunir a família, reencontrar amigos

twitter Google News

Em plena Terça-Feira Gorda, o compromisso de muita gente é com o Carnaval. Para alguns é um dia de agitação, é o momento de brincar, dançar, se divertir. Para outros pode ser sinônimo de sossego, um dia de descanso, de reunir a família, reencontrar amigos. Mas, para quem não tem escolha, o dia foi mesmo de trabalho.

Enquanto as famílias que ficaram em Belém escolhem os melhores lugares para passear no feriado, o taxista Jesualdo Rodrigues só tem uma opção: trabalhar. Mas, ele que passa o dia todo levando e trazendo as pessoas dos passeios pela cidade, sente vontade de aproveitar também. “Ah, no feriado a vontade que a gente tem é de passear, levar a família pra praia, descansar, mas eu dependo desse trabalho”, justifica. Taxista há dois anos, Rodrigues conta que desde que começou na profissão se acostumou a trabalhar de domingo a domingo, mesmo nos feriados. “Eu nunca mais pude sair pra passear. Levo muita gente que sai no feriado pra curtir. Eu acho muito bonito quando vejo uma família unida sair pra passear... mas dá aquela invejinha, né?”, sorri.

O cobrador Rodrigo Robson Gonçalves conta as horas para o fim do expediente, quando ele vai poder curtir as últimas horas do feriado. Enquanto atende um ou outro passageiro, o pensamento fica nas folias que acontecem em todo o Estado por causa do Carnaval. “A gente fica aqui pensando no que poderia ta fazendo”, diz ele que ainda tem que conviver com o vazio da cidade em dia de folga. “Não tem ninguém, ta todo mundo fora”.

Não é sempre que o cobrador Gonçalves tem que trabalhar em dia de feriado. Nesses dias, o que determina quem vai trabalhar é o regime de escala. Quem trabalha num feriado não trabalha no outro. Mesmo sem perder a vontade de curtir o Carnaval, ele diz já ter se acostumado com o trabalho e encara tudo com bom humor. “Também é bom trabalhar no feriado. Enquanto eles estão gastando, eu tô só guardando”, sorri.

A gari Leila Silveira trabalhou nesse carnaval vendo as pessoas se divertirem na praça da República. “É ruim a gente trabalhar no feriado”. O plano dela para um dia como esse não era ir pra folia, mas sim, aproveitar a folga em casa. “Eu queria era tá em casa ajeitando as coisas, ficando com os filhos”. Apesar de ter folga em outros dias da semana, ela queria mesmo era descansar no carnaval. “A gente pensa logo em aproveitar, né? Feriado tinha que ser um dia de descanso”.

Já o funcionário de um supermercado da cidade, Alexandre Dias, não vê problema em trabalhar nesses dias. “Pra mim é um dia normal de trabalho, eu encaro numa boa”. O que ajuda ele a encarar com tranquilidade o batente em dia de folga é o dinheiro a mais que recebe. “É bom porque é um dinheirinho a mais que entra”.

O motorista de ônibus Marcos Leal pensa da mesma forma. “É bom trabalhar no feriado, não vejo problema”. Ele, que não gosta muito do agito do carnaval, diz que aproveita os finais de semana pra ficar com a família. “É bom estar trabalhando, mesmo no feriado. Tanta gente queria ter um emprego e não tem”. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!