Mais uma pessoa morreu com forte suspeita de dengue hemorrágica em Belém. Rosa Maria Dias Pereira tinha 53 anos, era casada e deixou duas filhas, que estavam bastante abaladas no velório, que aconteceu no sábado, 26, na capela da Igreja dos Capuchinhos. Rosa Maria morava no bairro de São Brás e, segundo a opinião de uma amiga, que não quis se identificar, seu quadro pode ter sido diagnosticado tardiamente.
A morte ocorreu às 16h da sexta, 25. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou que o caso de dengue hemorrágica de Rosa Maria somente poderá ser confirmado nesta segunda-feira. Ainda de acordo com amiga da família, a única em condições emocionais e disposta a conversar com o DIÁRIO, Rosa estava internada no hospital Adventista de Belém.
“Foi muito rápido. Parece que ela passou ruim na quinta, mas o único diagnóstico que deram foi de virose, virose e virose. Depois já foi para o CTI. Quando souberam que era dengue já era tarde demais. Pelo que sei a checagem cuidadosa para saber se o caso é dengue ou não está sendo feita corretamente por aqui”, falou.
Rosa, segundo informações da amiga, trabalhava como bibliotecária no serviço público. O enterro aconteceu no sábado, 26, às 16h, no cemitério Parque da Eternidade.
QUADRO
Caso seja confirmado o caso de Rosa Maria como dengue, cresce para cinco o número de pessoas mortas pela doença no Estado neste ano. Foram três em Belém (já contabilizando a morte de Rosa), uma em Santarém e outra em Tucuruí. Porém, sete mortes ainda estão sob investigação em Belém, Marabá, Tucuruí, Oriximiná, Bom Jesus do Tocantins, Santarém e São Domingos do Araguaia. As informações são da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), que divulgou na última quarta, 23, o 7º Informe da Situação da Dengue no Pará.
O documento apontou uma queda no número de casos notificados e confirmados de dengue no Estado em relação ao último boletim, divulgado no dia 11 de março. Segundo a Secretaria, de 1º de janeiro a 18 de março foram notificados 9.392 casos da doença, dos quais 1.966 foram confirmados.
O informe da Sespa aponta também os municípios com maior número de casos notificados: Belém (952), Santarém (861), Parauapebas (503), Marituba (383), Novo Progresso (372), Itaituba (328), Altamira (318), Tucuruí (304), Castanhal (277), São Félix do Xingu (273), Marabá (262), Paragominas (255) e Ananindeua (218). Em relação aos casos confirmados, os municípios com maior registro são Santarém (290), Altamira (281), Tucuruí (257) e Novo Progresso e Paragominas com 237 cada um.
DISQUE-DENGUE
BUSQUE INFORMAÇÕES
A população pode entrar em contato com as Secretarias Municipais de Saúde:
Ananindeua (91) 3073-2220, Marabá (94) 3324-4904, Marituba (91) 3256-8395, Santarém (94) 3524-3555 e Tucuruí (94) 3778-8378. Em Belém, (91) 3277-2485 e Distritos Administrativos: Daben 3297-3275), Daent (3276-6371), Dagua (3274-1691), Daico (3297-7059), Damos (3771-3344), Daout (3267-2859), Dasac (3244-0271) e Dabel (3277-2485).
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar