plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

UFPA perde o ex-reitor Clóvis Malcher

A Universidade Federal do Pará (UFPA) amanheceu em luto. Aos 94 anos de idade, o ex-reitor da Universidade, Clóvis Cunha da Gama Malcher, faleceu na manhã de hoje (13), no Hospital Beneficente Portuguesa, onde estava internado há mais de uma semana. Extre

twitter Google News

A Universidade Federal do Pará (UFPA) amanheceu em luto. Aos 94 anos de idade, o ex-reitor da Universidade, Clóvis Cunha da Gama Malcher, faleceu na manhã de hoje (13), no Hospital Beneficente Portuguesa, onde estava internado há mais de uma semana. Extremamente respeitado no âmbito da advocacia, Clóvis da Gama Malcher foi professor de gerações de advogados, lecionando Direito Comercial na Faculdade de Direito da UFPA. Assumiu a Reitoria no período de 1973 a 1977, momento delicado para a história do Brasil por conta da ditadura militar.

Todavia, seu senso democrático marcou o período em que foi o principal gestor da Universidade, como ressalta o reitor da UFPA, Carlos Edilson de Almeida Maneschy: “A contribuição maior do professor Clóvis Malcher foi o espírito democrático e o culto à liberdade que ele tinha. Quem foi reitor naquela época, sabe o quão difícil foi essa tarefa. E a demonstração mais explícita do legado que ele deixou para a Instituição foi o fato de que, naquele tempo, conseguiu dar apoio e sustentação a movimentos que lutavam pela liberdade durante a ditadura no Brasil, por isso ele é uma das maiores personalidades que a Universidade já teve”.

Para o diretor geral do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, Antônio José de Mattos Neto, ao dizer que “a Universidade, no período em que o professor Clóvis Malcher foi reitor, funcionou como um celeiro de cidadania, pois o professor não se rendeu ao militarismo, nem pessoalmente e nem enquanto administrador da UFPA. Nesse período, a Universidade funcionou como um foco de resistência intelectual a um regime extremamente inflexível como foi o nosso”.

Contribuições
Entre as maiores contribuições do professor Clóvis Malcher para a Universidade, ressalta-se o impulso que deu, em 1976, à proposta de instituir uma fundação para desenvolver a pesquisa no Estado. Assim surgia a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), uma instituição privada autônoma e sem fins lucrativos, cuja missão é a de promover a gestão de ações de pesquisa, ensino e extensão de forma dinâmica, contribuindo para o fortalecimento da UFPA e o desenvolvimento da região amazônica. Fora da UFPA, o professor Clóvis Malcher exerceu cargos importantes, como a Consultoria Geral do Município de Belém e a Secretaria de Estado de Interior e Justiça.

Durante o velório, na capela mortuária Recanto da Saudade, a ex-presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Pará, Ângela Sales, lamentou a perda de um dos maiores profissionais no âmbito da advocacia no estado: “O professor Clóvis Malcher representa, para nós advogados, um exemplo de um profissional dedicado, competente e ético ao extremo. Não por outra razão, a Casa do Advogado, feita durante a minha gestão como presidente da OAB-PA, o homenageia por ele ter sido, efetivamente, um profissional exemplar e emblemático”.

Após o velório, familiares e amigos acompanharam o cortejo em direção ao Cemitério Parque do Recanto da Saudade, onde ocorreu o sepultamento do professor Clóvis Malcher, que deixa a esposa Maria Lurdes Borges Leal Malcher, cinco filhos e um dos maiores escritórios de advocacia do estado, o Escritório de Advocacia Gama Malcher. (Ascom UFPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias