plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Divisão: classe política se divide e se articula

O Pará está num momento decisivo da sua história. A aprovação, pela Câmara Federal, dos projetos que determinam realização de plebiscitos sobre a separação das regiões de Carajás e Tapajós para criar dois novos Estados pode alterar para sempre o mapa da r

twitter Google News

O Pará está num momento decisivo da sua história. A aprovação, pela Câmara Federal, dos projetos que determinam realização de plebiscitos sobre a separação das regiões de Carajás e Tapajós para criar dois novos Estados pode alterar para sempre o mapa da região e os destinos dos paraenses.

A data das consultas ainda vai depender da publicação dos decretos. A expectativa é de que, ainda neste ano, os eleitores do Estado sejam chamados a dizer se querem continuar fazendo parte de um único Estado ou se desejam a separação. Os próximos meses serão de intensa campanha. Defensores da divisão e os contrários à medida já estão se articulando nos bastidores para começar o debate público. A questão divide os partidos, a base aliada do governo e tem gerado debates acalorados nas redes sociais.

O projeto de Decreto Legislativo referente ao plebiscito para criação do Estado do Tapajós ainda terá que ser apreciado novamente no Senado porque sofreu mudanças de redação na Câmara. No texto inicial, o Tapajós seria formado por 22 municípios. Pela nova redação, serão 27. Foram incluídos também Rurópolis, Senador José Porfírio, Curuá, Terra Santa e Mojuí dos Campos. No Senado, o decreto será analisado novamente pela Comissão de Constituição e Justiça para depois voltar ao plenário. O deputado Joaquim de Lira Maia (DEM), de Santarém, um dos principais articuladores da tramitação do projeto, diz que o processo não deve demorar. “Minha expectativa é a melhor possível. Já falei com os senadores do Pará e eles se mostraram favoráveis ao plebiscito”, diz.

A expectativa dos representantes do movimento separatista é de que os dois plebiscitos sejam realizados no mesmo dia para poupar os custos com a votação. Defensor da divisão, Lira Maia diz que a medida será “altamente benéfica para toda a região”. “Vamos diminuir distâncias e aumentar os recursos. O debate precisa ser mais racional e menos emocional. Precisamos fazer uma discussão menos apaixonada”, defende.

O Decreto Legislativo para criação de Carajás está mais adiantado. Como não sofreu mudanças na Câmara, o projeto está pronto para ser publicado. A Justiça Eleitoral tem até seis meses para marcar a votação. Ainda serão definidos detalhes como tempo de TV destinado aos comitês a favor e contra a divisão. (Diário do Pará)

>> Leia mais no site do Diário do Pará

Leia também:

15/05/2011:Jatene: 'O caminho é ouvir toda a população'

15/05/2011: Distribuição de riquezas deve permanecer desigual

15/05/2011:ACP é contra, Fiepa e Faepa ainda tomam posição

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!