plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Mulher é mais vulnerável a doenças de tireoide

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), cerca de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com problemas na tireoide. A situação é tão crônica que foi instituído o Dia Internacional da Tireoide, que ocorre hoje. “A tireoide é

twitter Google News

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), cerca de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com problemas na tireoide. A situação é tão crônica que foi instituído o Dia Internacional da Tireoide, que ocorre hoje.

“A tireoide é uma glândula que não tem uma ação específica. Ela é coparticipante de todo o sistema e tecidos do corpo e fabrica hormônios tireoidianos como T3 e T4 que atuam em todo o organismo”, esclarece o endocrinologista Fernando Flexa. “As disfunções são ocasionadas por doenças autoimunes, que fazem com que o próprio corpo acabe produzindo substâncias que atacam a tireoide.

O médico afirma que as doenças são extremamente comuns, mas que as mulheres possuem uma predisposição maior, principalmente a partir dos 30 anos. “De 15% a 20% das mulheres irão ter problemas na tireoide em alguma fase da vida”.

Ainda segundo ele, as disfunções não possuem sintomas específicos. “O ‘hiper’ se caracteriza pelo aumento da frequência cardíaca, ansiedade, inquietação, intolerância ao calor, insônia, perda de peso e de apetite, entre outros. Já a ‘hipo’ demonstra sintomas opostos, a pessoa sente mais frio, indisposição, inchaço nas pernas, podem desenvolver uma anemia e ganhar peso”.

Para detectar a doença o ideal é que a pessoa faça pelo menos uma vez ao ano o exame de TSH (hormônio estimulante da tireoide), aconselha Flexa. A economista Danusa Lins começou a sentir alguns sintomas de hipotireoidismo em 2008. “Comecei a ganhar peso e perceber minhas unhas descamando muito”. Ela ainda conta que após diagnosticar a doença tomou medicação por 90 dias e logo sentiu melhora“.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!