O presidente da Companhia Paraense de Turismo, Adenauer Góes, participou ontem (25), em Brasília, do Seminário sobre Políticas Públicas de Combate à Exploração Sexual Infantil e ao Turismo Sexual, evento realizado pela Câmara dos Deputados, através das comissões de Turismo e Desporto e de Direitos Humanos. Adenauer foi um dos palestrantes do evento, que aconteceu no auditório Nereu Ramos e contou com a participação do Ministro do Turismo, Pedro Novaes.
As ações envolvendo esferas de governo federal, estadual e municipal, com a sociedade civil organizada em prol da prevenção da violência e do turismo sexual visam preparar o Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Na oportunidade, o ministro informou aos participantes que em 2005 foram gastos com o programa de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes cerca de R$ 200 mil. Em 2010, os gastos foram em torno de R$ 8,3 milhões. “O programa continua em 2011”. Disse o ministro.
Adenauer Góes, por sua vez, levou informações sobre a atuação da Paratur na execução do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo, que consiste em ações de conscientização e prevenção da violência sexual de crianças e adolescentes. Ele falou, ainda, sobre a retomada, pelo Governo do Estado, do Programa Pró-Paz, que atua também na linha de prevenção, conscientização e atendimento às vítimas dessa violência.
Prevenção
Maio é o mês de maior mobilização no Brasil contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, tendo em vista que 18 é o Dia Nacional de Enfrentamento dessa violação de direitos. O Seminário sobre Políticas Públicas de Combate à Exploração Sexual Infantil e ao Turismo Sexual contou ainda com a participação da secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Ana Isabel Mesquita. “O turismo sexual é crime”, disse Bel Mesquita, ao informar que o MTUR realizou 178 seminários com a temática da prevenção do turismo sexual para a cadeia produtiva do turismo. Foram distribuídos, segundo ela, quatro milhões de peças publicitárias voltadas ao incentivo da denúncia do crime através do Disk 100 e outros mecanismo.
(Ascom Paratur)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar