No início da noite de ontem (31), uma aeronave de prefixo PTRAT, pilotada por Erivaldo Araújo, teve que fazer um pouso de emergência em Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó. A aeronave saiu de Belém com destino a Monte Dourado, mas enfrentou problemas em um dos motores. Oito turistas estrangeiros (seis indianos e dois norte-americanos) estavam a bordo do avião. Eles passaram a noite na mata até a chegada do resgate.

As informações sobre o pouso de emergência foram passadas para a Polícia Militar por volta de 20h, pela proprietária da empresa de táxi aereo WJ, Zelda Lobo. Segundo a empresária, uma norte-americana teria cumprido a função de intérprete e entrado em contato com a empresa.

Após entrar em contato com moradores da localidade, a Polícia Militar descobriu que a aeronave havia pousado em Cuiá Paranã. Um morador da área teria visto o avião passando e pousando próximo à sua residência.

Por volta das 21h30, os militares seguiram para o local levando água e mantimentos, em uma lancha cedida pela prefeitura do município. Na primeira parte do percurso de barco, a equipe levou cerca de 4h de viagem e chegou por volta de 1h30 do dia seguinte. Depois, seguram a pé, guiados por "Machico", um morador do local que se juntou ao grupo.

Somente por volta das 3h20 a equipe chegou ao local onde a aeronave estava. As nove pessoas estavam bastante assustadas, pois temiam a ação de piratas e ladrões de gado que rondam a região.

Às 6h, um helicóptero da Aeronáutica, comandado pelo capitão Valentim, chegou para fazer o resgate e levá-los de volta para Belém. Um segundo helicóptero, desta vez do Corpo de Bombeiros, chegou para auxiliar no resgate e levou os militares de volta para Ponta de Pedras. Ficaram no local o piloto e dois mecânicos da Aeronáutica, com a missão de identificar os motivos da pane no motor do avião.

(DOL, com informações de Dário Pedrosa/Sucursal do Diário no Marajó)

MAIS ACESSADAS