O paraense Pablo Bentes de Chagas, 32 anos, foi assassinado no último dia 1º, quarta-feira passada, na cidade de Caiena, capital da Guiana Francesa, país que faz fronteira com o norte do Brasil. A família encontra dificuldades para trazer o corpo a Belém. A sobrinha da vítima, Cristiane Bentes, procurou o DOL e contou que Pablo trabalhava em um garimpo ilegal e estava sofrendo ameaças de morte. “Amigos do meu tio disseram que colegas do próprio garimpo o ameaçavam devido a disputas por território de exploração”, disse.
De acordo com Cristiane, no dia do assassinato Pablo estava com a esposa próximo ao garimpo e os dois foram baleados. Ele levou dois tiros, mas segundo relatos dados à família, o garimpeiro teria sido enterrado vivo e falecido por asfixia. Já a mulher, a também brasileira Ana Paula Costa, foi atingida por três balas e está em estado grave em um hospital da região. A polícia da Guiana Francesa investiga o crime. A sobrinha ainda conta que dias antes, Pablo chegou a ser agredido por um grupo inteiro de garimpeiros e se refugiou em uma igreja, onde foi protegido por um pastor.
A família tenta trazer o corpo de Pablo ao Brasil, mas esbarra na burocracia. Cristiane relatou ao DOL que o consulado francês em Belém comunicou “não ser da competência deles o caso”, pois os trâmites de liberação e transporte do corpo devem ser resolvidos com o consulado brasileiro na Guiana. Entrando em contato com a instituição de lá, a família foi informada que único legista de Caiena está de férias, deixando o processo de perícia em aberto. O corpo só poderá ser liberado daqui a 15 dias, quando o legista retorna ao trabalho. Enquanto esperam por providências, familiares vivem momentos de aflição. "Minha avó não está comendo direito, estamos todos muito tristes com o que ocorreu e queremos ajuda e justiça", disse Cristiane.
O consulado brasileiro na Guiana Francesa se prontificou em ajudar na documentação necessária para o traslado do corpo de Pablo. Porém, o custo do trajeto até ao Oiapoque, no Amapá, está em torno de 4 mil euros (cerca de R$ 9 mil), quantia que a família não possui. O desejo de Cristiane e seus parentes é conseguir sepultar Pablo em São Caetano de Odivelas, terra natal. (DOL, com informações de Vinicius Passos)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar