O secretário de Estado de Transportes, Francisco Melo, o Chicão, percorreu as rodovias que interligam os municípios de Igarapé-Açu, Timboteua e Magalhães Barata, no nordeste do Pará, e verificou as condições das vias, acompanhado de prefeitos e vereadores da região.

Chicão e a prefeita de Igarapé-Açu, Sandra Usugui, o vice Eduardo Belo e o presidente da Câmara de vereadores, Aluizio Paraíba, percorreram cerca de 30 quilômetros da PA-424, que nunca foi pavimentada, apesar de ligar duas importantes cidades como Timboteua e Igarapé-Açu e de sua importância histórica, pois ela substituiu a estrada de ferro de Bragança.

Da antiga ferrovia ficaram apenas a caixa d’água que abastecia o trem e uma ponte de ferro fabricada por uma empresa francesa que transpõe o rio Maracanã e guarda muitas lembranças da época na qual a locomotiva cortava a floresta, saindo de Belém e levando cargas e passageiros até Bragança.

Há muito que os habitantes dos municípios de Timboteua e Iagaré-Açu aguardam a manutenção da ponte e a transformação dela em um ponto turístico, dado o valor histórico e por causa da estrutura vigorosa que resiste ao tempo e à falta de cuidados. Para completar, a ponte fica na localidade de Livramento, onde vivem cerca de 50 famílias remanescentes de quilombolas reconhecidas pelo governo.

Na margem da estrada ainda tem a Agrovila São Luiz e, mais adiante, a rodovia dá acesso às localidades de Porto Seguro e Nova Olinda, além de abrigar extensas plantações de dendê e açaí e ter vários empreendimentos agropecuários. O secretário vistoriou ainda a PA-127, que está recebendo serviços de tapa-buraco, imprimação e selante para oferecer melhor trafegabilidade até a cidade de Maracanã. (Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS