O município de Altamira, apontado como um dos maiores desmatadores pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), assinou na última quarta-feira um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público Federal, juntamente com o Ibama, a Faepa (Federação de Agricultura e Pecuária do Pará) e o Governo Estadual.
Segundo o procurador da República Bruno Gutshow, que conduziu a reunião, com o TAC, o município mostra que pretende mudar sua forma de lidar com o meio ambiente. Ele lembrou que cada um dos signatários vai desenvolver uma ação de combate. “Apesar de cada órgão pertencer a uma esfera, todos vão trabalhar no mesmo sentido e com os mesmos objetivos. Isso trará resultados mais rápidos e eficazes”. Os municípios que assinam o TAC dizem sim à meta de desmatamento zero do governo federal.
O procurador deixou claro que o Ibama, como órgão fiscalizador, terá de cumprir o TAC de alguma forma. Já existe uma iniciativa mais firme da Secretaria de Meio Ambiente do município em formar o grupo de trabalho que tem como principal função criar mecanismos para o combate ao desmatamento, e com isso atrair mais parceiros.
Hoje existem 16 entidades que fazem parte do grupo de trabalho, com titular e suplente.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar