plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Doença de Chagas é tema de seminário em Belém

Há 102 anos o cientista Carlos Chagas descobria o agente transmissor e a forma pela qual era transmitida a enfermidade que seria identificada o seu próprio nome: Doença de Chagas. Esta semana, especialistas do Pará e de outros Estados estarão reunidos em

twitter Google News

Há 102 anos o cientista Carlos Chagas descobria o agente transmissor e a forma pela qual era transmitida a enfermidade que seria identificada o seu próprio nome: Doença de Chagas. Esta semana, especialistas do Pará e de outros Estados estarão reunidos em Belém para discutir os avanços no combate à enfermidade desde a implantação do Plano de Intensificação de Controle da Doença de Chagas no Pará, elaborado em 2008 pelo Ministério da Saúde e o Governo do Estado.

A programação da Semana Científica da Doença de Chagas no Pará começou nesta segunda-feira, 27, e prossegue até o dia 29, no Hotel Regente. Os debates em torno do combate à doença será dividido em dois momentos. No primeiro, serão avaliadas as ações e os avanços obtidos pelo plano com representantes dos 86 municípios paraenses considerados prioritários para o combate à doença, além de diretores da Vigilância em Saúde e dos 13 Centros Regionais de Saúde.

“O encontro é de extrema importância prá nós, do Pará, estado que concentra mais de 90% de casos registrados no Brasil. Ou seja, é uma maneira de exercitar esse olhar diferenciado sobre a região, muito em função da recente modalidade de transmissão oral, que demanda, naturalmente, mais pesquisa e discussões para combater a doença no Estado e acompanhar os casos de quem já foi vítima dela", destaca o secretário estadual de Saúde, Helio Franco, que destacou ainda não ter dúvidas de que os resultados trarão eficácia em médio e longo prazo.

A coordenadora estadual de Controle de Chagas, Elenild Góes, lembra que por meio do Plano de Controle da Doença de Chagas no Pará, elaborado há três anos, foi possível estabelecer protocolos de pesquisa de campo, fluxos de amostras de laboratório e informações, rede de referência e contra referência, metodologias de investigação de surtos, capacitações de profissionais direta ou indiretamente envolvidos no programa.

De acordo com a Coordenação Estadual de Doenças de Chagas, em 2010 foram registrados 74 casos da doença em todo o Estado e, no primeiro semestre de 2011, mais 14 ocorrências. Belém e Abaetetuba são os municípios com maior incidência, cada um com quatro casos. Na capital, os bairros do Jurunas e Guamá são os que mais registros apresentam.

Até ao final do evento, na quarta-feira, serão discutidos temas associados ao combate da doença de Chagas no Pará, como o controle mais efetivo em relação à comercialização de produtos comestíveis que podem vincular o agente etiológico da doença de chagas – Trypanossoma cruzi - às condições socioeconômicas dos batedores de açaí, assim como o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), elaborado pelo Ministério Público com o objetivo de adequar esses estabelecimentos às normas de higiene, criando, também, uma cartilha para esses profissionais sobre hábitos de higienização.

Serviço

Semana Científica da Doença de Chagas no Pará. De 27 a 29 de junho, em horário comercial, no Hotel Regente, avenida Governador José Malcher, 485, bairro de Nazaré, em Belém.

(Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!