plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Observatório no Pará garantirá políticas de ATER

O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pretende instalar o mecanismo de diagnóstico até o final do ano. Para isso, instituições que executam serviços rurais no país foram convidadas a participar de uma reunião técnica q

twitter Google News

O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pretende instalar o mecanismo de diagnóstico até o final do ano. Para isso, instituições que executam serviços rurais no país foram convidadas a participar de uma reunião técnica que será realizada hoje (28) e amanhã, na Unidade Demonstrativa de Bragança (UDB). Nesta segunda-feira (27), aconteceu no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, reunião preliminar entre a Emater, MDA e Unicamp, para discutir o assunto.

O sistema fará a avaliação continuada de impactos possíveis, entraves institucionais e aperfeiçoará as atividades voltadas para o campo. A proposta para tal é que os próprios beneficiários da política de Ater atestem o serviço que está sendo oferecido. Para isso os agricultores serão treinados para aplicar questionários. O Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável, Kleber Pettan, da equipe de pesquisa da Unicamp – contratada para consolidar os dados - ressalta que o objetivo do observatório a ser criado não é avaliar as instituições, mas sim conferir se a Política Nacional de ATER, do MDA, está chegando aos beneficiários da forma com que foi concebida.

Segundo o coordenador geral de formação de agentes de Ater, do MDA, Reginaldo Silveira de Lima, o primeiro observatório de avaliação da região Norte será no Estado do Pará e será coordenado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). “Escolhemos o Pará por ser o estado que melhor representa a diversidade amazônica. São ribeirinhos, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, entre outros grupos que praticam a agricultura familiar”, afirmou.

Outras quatro regiões do território brasileiro também serão contempladas pelo MDA neste projeto que tem como meta atingir 100% dos estados brasileiros, mais o Distrito Federal.

Para Allan Razera, engenheiro agrônomo do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), do MDA, nesses dois dias serão expostas para os parceiros a forma de avaliação e metodologia. “Vale ressaltar também que os serviços de Ater precisam atender a política nacional principalmente no que se refere à segurança alimentar e a renda das famílias do campo”.

Razera afirma que o conteúdo metodológico será de responsabilidade de profissionais de educação da Unicamp, que estarão presentes nas reuniões para as devidas explanações. “Fizemos o convite para a participação de cerca de 50 instituições parceiras. Estamos confiantes nesse projeto que vai garantir a qualidade da política de Ater no Norte do país”, afirmou.

Atividades

Hoje (28) e amanhã (29), na Unidade Demonstrativa de Bragança, acontece uma reunião com os técnicos da empresa e com integrantes de Organizações Não Governamentais que realizam trabalhos junto às comunidades rurais do Estado. Para o coordenador técnico da Emater, Paulo Lobato, a experiência deste observatório vai proporcionar que a Empresa avalie o trabalho que vem desenvolvendo e possibilitará que um aprimoramento aconteça. “Só quem tem a ganhar são os agricultores familiares do nosso Pará”, finalizou. As informações são da Emater. (DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!