A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) coordena, em julho, o projeto Verão Legal, em sete municípios paraenses: Abaetetuba, Bragança (Ajuruteua), Marapanim, Barcarena (Caripi), Salinópolis, Santarém e Belém, no distrito de Mosqueiro. Durante os próximos 30 dias, educadores ambientais da Sema farão oficinas de reciclagem, palestras e mini-cursos sobre temas diversos, como a poluição da água e o lixo deixado nas praias.
A programação terá ainda exibição de vídeos, performances teatrais e blitze educativas para distribuir material informativo aos veranistas do Estado e visitantes das praias paraenses. Eco-Shows com artistas regionais também estão na programação, que ocorrerá toda as sextas-feiras, sábados e domingos de julho.
O projeto Verão Legal, conduzido pela Coordenação de Capacitação e Educação Ambiental, da Diretoria de Planejamento Ambiental da Sema, será desenvolvido em parceria com instituições estaduais e municipais locais, empresas e sociedade civil organizada.
Concurso –O objetivo é desenvolver ações de educação ambiental nos balneários paraenses que recebem maior fluxo de veranistas, e dessa forma, minimizar os impactos negativos da atividade turística, potencializando os impactos positivos, nesses espaços públicos.
Para a escolha do slogan da campanha deste ano nas praias, “Verão só curtição, combina com natureza sem poluição”, foi aberto um concurso na internet para estudantes do ensino fundamental e médio. A aluna vencedora foi Ailla Raiol, estudante do Sistema de Ensino Educacional Acrópole, que ganhou duas passagens para fazer um passeio na orla de Belém, com acompanhante, doadas por um parceiro do projeto.
Mobilização –As ações de educação ambiental serão desenvolvidas em dois momentos: o primeiro envolve a sensibilização dos parceiros e do público-alvo por meio de reuniões, palestras, oficinas de educação ambiental e preparação de material educativo e informativo, como cartilhas, cartazes, baners, camisas, bonés e faixas e outros.
Também serão repassadas orientações referentes à manipulação dos alimentos, higiene, limpeza, bons tratos com os consumidores e legalização junto às autoridades sanitárias, com objetivo de prepará-los para o segundo momento, que será o das ações de educação ambiental nas praias durante o período de verão. Essa ação envolverá os veranistas em gincanas, para o recolhimento e separação do lixo, e terá ainda oficinas de reciclagem e de pintura, colagem, desenho em papel e pintura de rosto.
Também participam do projeto a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), prefeituras municipais, Departamento de Trânsito Municipal e Unidade Pró-Paz, da Santa Casa de Misericórdia do Pará.(Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar